2ª Graduação em Ciência da Computação

Modalidade

2ª Licenciatura

Habilitação

Licenciatura

Duração

1 ano

Resolução MEC

O curso de 2ª Licenciatura em Ciência da Computação tem como objetivo formar docentes qualificados para atuar no ensino de computação em níveis fundamental, médio e superior. Com uma abordagem pedagógica e tecnológica integrada, o curso capacita profissionais para lecionar disciplinas ligadas à Tecnologia da Informação. Voltado para graduados em áreas afins, o curso proporciona uma formação rápida e eficaz.

A demanda por professores capacitados para ensinar computação tem crescido exponencialmente devido à inclusão da educação digital nos currículos escolares. Os egressos do curso poderão atuar em diversas frentes, tais como:

  • Docência no ensino fundamental e médio, especialmente nas disciplinas de Tecnologia e Inovação.
  • Ensino superior em cursos de licenciatura e tecnológicos relacionados à computação.
  • Desenvolvimento de materiais didáticos e conteúdos para educação digital.
  • Coordenação pedagógica de programas de educação tecnológica.
  • Atuação em programas de formação continuada para professores na área de tecnologia.

O campo da educação tecnológica está em constante expansão, abrindo oportunidades tanto no setor público quanto no privado, além da possibilidade de empreendedorismo educacional.

O curso tem como principal objetivo formar profissionais capacitados para atuar no ensino de informática e computação, especialmente na educação básica e técnica. O curso prepara o profissional para desenvolver métodos de ensino, aplicar tecnologias educacionais e promover a inclusão digital por meio da computação, contribuindo para a formação de novos talentos na área tecnológica.

 

  • Capacidade de Ensino e Comunicação – Além do conhecimento técnico em computação, o profissional possui habilidades pedagógicas que permitem ensinar conceitos complexos de forma acessível, o que o torna valioso em escolas, treinamentos corporativos e projetos educacionais.
  • Atuação em Diversas Áreas da Educação e Tecnologia – Pode trabalhar como professor na educação básica e técnica, desenvolver materiais didáticos, atuar em projetos de inclusão digital, consultoria educacional e na implementação de tecnologias no ensino.
  • Forte Demanda no Mercado de Trabalho – Com o aumento da necessidade de ensino de computação e tecnologia nas escolas e empresas, a procura por profissionais capacitados para ensinar programação, robótica e pensamento computacional está crescendo significativamente.
MÓDULODISCIPLINASCARGA HORÁRIA
1INTRODUÇÃO AO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO70
1ALGORITMO E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO70
1ESTÁGIO SUPERVISONADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO400
1ACE - SUSTENTABILIDADE100
1MÉTODOS QUANTITATIVOS ESTATÍSTICOS70
1PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS70
1ARQUITETURA DE COMPUTADORES E HARDWARE70
2PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I100
2PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE COMPUTAÇÃO70
2LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS70
2ENGENHARIA DE SOFTWARE: ANÁLISE DE REQUISITOS70
2DESENVOLVIMENTO WEB JAVASCRIPT E FRAMEWORKS70
3ACE - INCLUSÃO100
3EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS70
3INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DE DADOS70
3INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL70
4PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II100
4PROGRAMAÇÃO PARA A INTERNET70
4ACESSIBILIDADE, METODOLOGIAS ATIVAS E ASSISTIVAS70
4PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS70
4ELEMENTOS DE UMA REDE70

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

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