2ª Graduação em Ciência da Computação

Modalidade

2ª Licenciatura

Habilitação

Licenciatura

Duração

1,5 ano

Resolução MEC

O curso de 2ª Licenciatura em Ciência da Computação tem como objetivo formar docentes qualificados para atuar no ensino de computação em níveis fundamental, médio e superior. Com uma abordagem pedagógica e tecnológica integrada, o curso capacita profissionais para lecionar disciplinas ligadas à Tecnologia da Informação. Voltado para graduados em áreas afins, o curso proporciona uma formação rápida e eficaz.

A demanda por professores capacitados para ensinar computação tem crescido exponencialmente devido à inclusão da educação digital nos currículos escolares. Os egressos do curso poderão atuar em diversas frentes, tais como:

  • Docência no ensino fundamental e médio, especialmente nas disciplinas de Tecnologia e Inovação.
  • Ensino superior em cursos de licenciatura e tecnológicos relacionados à computação.
  • Desenvolvimento de materiais didáticos e conteúdos para educação digital.
  • Coordenação pedagógica de programas de educação tecnológica.
  • Atuação em programas de formação continuada para professores na área de tecnologia.

O campo da educação tecnológica está em constante expansão, abrindo oportunidades tanto no setor público quanto no privado, além da possibilidade de empreendedorismo educacional.

O curso tem como principal objetivo formar profissionais capacitados para atuar no ensino de informática e computação, especialmente na educação básica e técnica. O curso prepara o profissional para desenvolver métodos de ensino, aplicar tecnologias educacionais e promover a inclusão digital por meio da computação, contribuindo para a formação de novos talentos na área tecnológica.

 

  • Capacidade de Ensino e Comunicação – Além do conhecimento técnico em computação, o profissional possui habilidades pedagógicas que permitem ensinar conceitos complexos de forma acessível, o que o torna valioso em escolas, treinamentos corporativos e projetos educacionais.
  • Atuação em Diversas Áreas da Educação e Tecnologia – Pode trabalhar como professor na educação básica e técnica, desenvolver materiais didáticos, atuar em projetos de inclusão digital, consultoria educacional e na implementação de tecnologias no ensino.
  • Forte Demanda no Mercado de Trabalho – Com o aumento da necessidade de ensino de computação e tecnologia nas escolas e empresas, a procura por profissionais capacitados para ensinar programação, robótica e pensamento computacional está crescendo significativamente.
ALGORITMO E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
ESTÁGIO SUPERVISONADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
ACE - SUSTENTABILIDADE
MÉTODOS QUANTITATIVOS ESTATÍSTICOS
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS
ARQUITETURA DE COMPUTADORES E HARDWARE
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I
PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE COMPUTAÇÃO
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
ENGENHARIA DE SOFTWARE: ANÁLISE DE REQUISITOS
DESENVOLVIMENTO WEB JAVASCRIPT E FRAMEWORKS
ACE - INCLUSÃO
EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DE DADOS
INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II
PROGRAMAÇÃO PARA A INTERNET
ACESSIBILIDADE, METODOLOGIAS ATIVAS E ASSISTIVAS
PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS
ELEMENTOS DE UMA REDE

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Olá! Como podemos te ajudar?