O curso de 2ª Licenciatura em Ciência da Computação tem como objetivo formar docentes qualificados para atuar no ensino de computação em níveis fundamental, médio e superior. Com uma abordagem pedagógica e tecnológica integrada, o curso capacita profissionais para lecionar disciplinas ligadas à Tecnologia da Informação. Voltado para graduados em áreas afins, o curso proporciona uma formação rápida e eficaz.
A demanda por professores capacitados para ensinar computação tem crescido exponencialmente devido à inclusão da educação digital nos currículos escolares. Os egressos do curso poderão atuar em diversas frentes, tais como:
- Docência no ensino fundamental e médio, especialmente nas disciplinas de Tecnologia e Inovação.
- Ensino superior em cursos de licenciatura e tecnológicos relacionados à computação.
- Desenvolvimento de materiais didáticos e conteúdos para educação digital.
- Coordenação pedagógica de programas de educação tecnológica.
- Atuação em programas de formação continuada para professores na área de tecnologia.
O campo da educação tecnológica está em constante expansão, abrindo oportunidades tanto no setor público quanto no privado, além da possibilidade de empreendedorismo educacional.
O curso tem como principal objetivo formar profissionais capacitados para atuar no ensino de informática e computação, especialmente na educação básica e técnica. O curso prepara o profissional para desenvolver métodos de ensino, aplicar tecnologias educacionais e promover a inclusão digital por meio da computação, contribuindo para a formação de novos talentos na área tecnológica.
- Capacidade de Ensino e Comunicação – Além do conhecimento técnico em computação, o profissional possui habilidades pedagógicas que permitem ensinar conceitos complexos de forma acessível, o que o torna valioso em escolas, treinamentos corporativos e projetos educacionais.
- Atuação em Diversas Áreas da Educação e Tecnologia – Pode trabalhar como professor na educação básica e técnica, desenvolver materiais didáticos, atuar em projetos de inclusão digital, consultoria educacional e na implementação de tecnologias no ensino.
- Forte Demanda no Mercado de Trabalho – Com o aumento da necessidade de ensino de computação e tecnologia nas escolas e empresas, a procura por profissionais capacitados para ensinar programação, robótica e pensamento computacional está crescendo significativamente.
MÓDULO | DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
1 | INTRODUÇÃO AO CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO | 70 |
1 | ALGORITMO E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO | 70 |
1 | ESTÁGIO SUPERVISONADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | 400 |
1 | ACE - SUSTENTABILIDADE | 100 |
1 | MÉTODOS QUANTITATIVOS ESTATÍSTICOS | 70 |
1 | PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS | 70 |
1 | ARQUITETURA DE COMPUTADORES E HARDWARE | 70 |
2 | PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I | 100 |
2 | PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE COMPUTAÇÃO | 70 |
2 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 70 |
2 | ENGENHARIA DE SOFTWARE: ANÁLISE DE REQUISITOS | 70 |
2 | DESENVOLVIMENTO WEB JAVASCRIPT E FRAMEWORKS | 70 |
3 | ACE - INCLUSÃO | 100 |
3 | EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS | 70 |
3 | INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DE DADOS | 70 |
3 | INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | 70 |
4 | PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II | 100 |
4 | PROGRAMAÇÃO PARA A INTERNET | 70 |
4 | ACESSIBILIDADE, METODOLOGIAS ATIVAS E ASSISTIVAS | 70 |
4 | PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS | 70 |
4 | ELEMENTOS DE UMA REDE | 70 |
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

