As aulas práticas acontecem nos laboratórios de Anatomia, Química, Análises Clínicas, Imagenologia, Bromatologia, Parasitologia, Biologia Molecular, Microbiologia, Farmacologia e Microscopia.
O curso possui ainda os Estágios obrigatórios, tanto em nossos próprios laboratórios quanto em empresas parceiras.
O profissional pode atuar nos mais variados segmentos como:
Análises Clínicas
Quem opta por esta carreira vai se deparar com funções como a realização de exames de análises clínicas, a execução de processamentos de sangue, assim como suas sorologias e exames pré e pós-transfusões. Também é tarefa desse profissional a responsabilidade técnica sobre os respectivos laudos. O biomédico pode assumir assessorias, chefias técnicas e direção dos processos citados anteriormente.
Análises Ambientais
Nesse campo de atuação, o biomédico desenvolve seu trabalho realizando análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente, tratamento de água e efluentes. Também é de sua alçada a elaboração de perícias, assinatura de laudos, assessorias e elaborações de relatórios técnicos.
Análises bromatológicas
Neste campo são feitas análises a fim de aferir a qualidade de alimentos, assim como todas as atividades de responsabilidade técnica bromatológica referente a produtos alimentares. A elaboração de relatórios e assinatura de laudos também faz parte das atividades do biomédico.
Biologia Molecular
Entre as atividades desta função estão coletar materiais, analisar, interpretar, emitir e assinar laudos e pareceres técnicos. A biologia molecular tem foco específico no estudo da estrutura e funções do material genético e investiga as interações entre sistemas de células, inclusive a relação entre síntese proteica, RNA e DNA.
Genética
O campo da genética é bem amplo para o biomédico. Ele pode participar de pesquisas em todas as áreas, coordenando ou como membro do time de pesquisadores. Entre suas funções está a de realizar exames de citogenética humana molecular e suas respectivas culturas, preparação citológica e análises.
Reprodução Humana
Neste campo o biomédico pode atuar:
- Em banco de sêmen.
- Em identificação e classificação oocitária; criopreservação seminal; classificação e biópsia embrionária.
- Com a manipulação de gametas (espermatozoides e oócitos) e pré-embriões.
Citologia Oncótica
Nesta área o profissional atua realizando, entre outras atividades, a análise de materiais celulares e de tecidos, utilizando técnicas de imunocitoquímica, imunohistoquímica ou biologia molecular e elaborando os respectivos laudos.
Banco de sangue
O profissional de Biomedicina pode assumir chefias técnicas e direção de unidades de transfusão, bancos de células para transplantes de medula, de células-tronco, de órgãos e de células de cordão umbilical.
Acupuntura
A acupuntura tradicional e moderna pode ser feita por um biomédico. Esse profissional pode realizar e aplicar qualquer diagnóstico de característica energética, assim como realizar a aplicação de procedimentos técnicos para promover o equilíbrio energético-orgânico.
Imagenologia
Neste setor o trabalho do biomédico é com tomografia computadorizada, medicina nuclear, radioterapia, ressonância magnética, radiologia médica e ultrassonografia, sem a interpretação de laudos.
Microbiologia dos alimentos
O setor da alimentação também abre um leque de opções para o biomédico atuar com análises microbiológicas: indústria alimentícia, cozinhas industriais e restaurantes são exemplos de locais em que o profissional coleta materiais e identifica microorganismos patogênicos que contaminam alimentos mal conservados ou processados.
Outros campos de atuação para o biomédico são:
- Docência e pesquisa
- Toxicologia
- Perfusão
- Saúde pública
- Sanitarista
- Biomedicina Estética
- Informática de saúde
- Auditoria
O Bacharel em Biomedicina, com base no rigor científico e intelectual, sensibilizado e comprometido com o ser humano, desenvolve atividades relacionadas com análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, análise por imagem, muitas outras áreas que envolvam a saúde. Esse profissional, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirige sua atuação para contribuir na transformação da realidade, em benefício da sociedade.
1° SEMESTRE
- FORMAÇÃO SÓCIO CULTURAL
- SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL
- BASES BIOLÓGICAS
- MORFOLOGIA HUMANA
- BIOQUÍMICA
- FISIOLOGIA HUMANA
- PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE
- CIÊNCIA E PROFISSÃO
2° SEMESTRE
- COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
- PATOLOGIA BÁSICA E CLÍNICA
- GENETICA E BIOLOGIA MOLECULAR
- IMUNOLOGIA BÁSICA E GERAL
- BIOESTÁTISTICA
- FARMACOLOGIA
- MICROBIOLOGIA GERAL
- HABILIDADES EM ATENÇÃO PRIMÁRIA
3° SEMESTRE
- METODOLOGIA DE PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
- QUIMICA GERAL E ORGÂNICA
- PARASITOLOGIA GERAL E CLÍNICA
- BIOÉTICA, RESPONSABILIDADE CIVIL E DEONTOLOGIA
- HEMOTERAPIA E BANCO DE SANGUE
- TÉCNICAS DE PERÍCIA CRÍMINAL
- ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE COLETIVA I
4° SEMESTRE
- EMPREENDEDORISMO
- BIOFÍSICA
- ANÁLISE, COMPOSIÇÃO E BIOQUÍMICA DE ALIMENTOS
- MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS
- MICOLOGIA CLÍNICA
- BIOSSEGURANÇA
- HABILIDADES EM BIOTECNOLOGIA
- ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE COLETIVA II
5° SEMESTRE
- SAÚDE COLETIVA E PROMOÇÃO DA SAÚDE
- QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA E QUALITATIVA
- CITOPATOLOGIA CLÍNICA E URINÁLISE
- TOXICOLOGIA BÁSICA E APLICADA
- VIROLOGIA CLÍNICA
- CONTROLE DE QUALIDADE
- PRÁTICO CLÍNICO LABORATORIAL I
6° SEMESTRE
- EPIDEMIOLOGIA
- BIOQUIMICA CLÍNICA
- IMUNOLOGIA CLÍNICA
- HEMATOLOGIA CLÍNICA
- BACTERIOLOGIA CLÍNICA
- ATUAÇÃO BIOMÉDICA - GESTÃO LABORATORIAL
- PRÁTICO CLÍNICO LABORATORIAL II
7° SEMESTRE
- DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
- SEMIOLOGIA E ESTÉTICA
- PROJETO DE TCC
- ESTÁGIO EM ANÁLISES CLÍNICAS I
8° SEMESTRE
- PRIMEIROS SOCORROS
- TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
- ESTÁGIO EM ANÁLISES CLÍNICAS II