Nutrição [HÍBRIDO]

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Bacharelado

Duração

4 anos

Resolução MEC

Resolução Consuni Nº 010, de 01/12/2020

O curso de Nutrição UniFatecie, com um olha atual, é voltado para uma boa alimentação, visando a melhoria na saúde das pessoas, criando hábitos alimentares que viabilizam esta proposta, promovendo ainda a qualidade dos alimentos dentro de restaurantes e refeitórios.

Capacitar futuros nutricionistas a desenvolverem métodos e pesquisas que resultem numa melhora da saúde das pessoas e que sejam profissionais capazes de promover um bem estar, tanto em termos empresariais no ramo alimentício, tanto no ramo pessoal, atuando como consultor.

São várias as áreas de atuação que os profissionais da área de alimentos podem atuar, sendo elas na saúde pública, hospitais, indústrias, clínicas particulares, spas, administração de serviços de alimentação, consultorias, desenvolvendo pesquisas, entre outras áreas.

A seguir redigimos algumas informações sobre a estrutura de ensino do curso de nutrição para esclarecimento de dúvidas quanto à formação destes alunos:

O nutricionista formado pela UniFatecie terá um perfil generalista, humano e crítico. Nossos egressos serão capacitados a atuar, visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais. Estes profissionais contribuirão para a melhoria da qualidade de vida sempre pautados em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

O profissional é habilitado para atuar em diversas áreas e na UniFatecie todas elas terão atenção durante a formação acadêmica. Assim, nossa grade curricular foi pensada para proporcionar aos alunos a capacidade de atuar nas três grandes áreas da nutrição: clínica, saúde coletiva e na alimentação coletiva.

Hoje a formação se preocupa também com setores de atuação que estão emergentes como o atendimento home care, consultorias e assessorias nutricionais, comércio de dietas especializadas, atendimentos em nutrição estética, na indústria de alimentos e na nutrição esportiva. Além disso, nossas atividades poderão proporcionar ao aluno as bases para a carreira no ensino, pesquisa e extensão.

Durante o curso ofertamos o diferencial de formar nossos alunos com conhecimento complementares como para gestão de negócios, marketing de alimentos, gastronomia e nutrição comportamental.

Para essa formação, o aluno irá estudar disciplinas básicas de formação complementar como Formação Sócio Cultural, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Comunicação e Expressão, Biologia Celular e Molecular, PI - Introdução à Profissão, Anatomia Humana Básica, Políticas Públicas em Saúde, Metodologia da Pesquisa, Empreendedorismo, Bases Biológicas Integradas, Anatomia Humana, Bioestatística.
Outras disciplinas de formação básica, mas que objetivam o entendimento do corpo humano e seu funcionamento serão ofertadas ao início do curso, tais como: Patologia Geral, Fisiologia Humana, Parasitologia e toxicologia de alimentos, Bioquímica, Microbiologia Básica e Farmacologia.

Teremos também componentes curriculares destinados ao entendimento dos alimentos, como são constituídos e quais as transformações ocorridas durante o seu processamento. São eles Técnica dietética, Análise, composição e bioquímica de alimentos,  Microbiologia de alimentos e Tecnologia e marketing na produção de alimentos.

Mais especificamente para a atuação em clínica o aluno cursará os componentes: Nutrição e dietética, Avaliação Nutricional, Nutrição clínica e dietoterapia I, Nutrição clínica e dietoterapia II, Educação alimentar e nutrição comportamental, Alimentos funcionais e nutrição esportiva, Nutrição clínica e dietoterapia III e Nutrição materno infantil.

A área de alimentação coletiva será trabalhada mais profundamente nas disciplinas de Gestão de Unidades Produtoras de Refeições, Planejamento de Unidades Produtoras de Refeições e Higiene e Legislação Sanitária dos Alimentos.

Já a saúde coletiva será foco principal nos componentes Saúde Coletiva, Políticas públicas em nutrição e Segurança alimentar e nutricional e Epidemiologia.

Para a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos no curso e preparação para a futura carreira, ao fim da formação as disciplinas de estágio supervisionado serão cursadas. A carga horária de 900 horas irá ser dividida em igualmente nas três grandes áreas e  também será possibilitado ao aluno realizar o estágio em áreas completares à estas de seu interesse.

Ainda, finalizando a formação a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser realizada para a obtenção do grau de Curso de Bacharelado em Nutrição.

1º ANO CH (ha)
Educação a Distância: conceitos e ambientação 100
Formação Sociocultural 100
Sustentabilidade e Responsabilidade Social 100
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 100
BASES BIOLÓGICAS 100
PROJETO INTEGRADOR I 50
POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE 100
ANATOMIA HUMANA BÁSICA 100
METODOLOGIA DA PESQUISA 100
EMPREENDEDORISMO 100
2º ANO CH (ha)
SAÚDE COLETIVA E PROMOÇÃO DA SAÚDE 100
FISIOLOGIA HUMANA 100
MICROBIOLOGIA GERAL E BIOSSEGURANÇA 100
BIOQUÍMICA 100
PROJETO INTEGRADOR II 50
NUTRIÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO ALIMENTAR 100
IMUNOLOGIA BÁSICA 100
BIOÉTICA E RESPONSABILIDADE CIVIL 100
FARMACOLOGIA 100
PARASITOLOGIA GERAL 100
3º Ano
PATOLOGIA GERAL E CLÍNICA 100
BROMATOLOGIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 100
SEGURANÇA ALIMENTAR E BASES DA TÉCNICA DIETÉTICA 100
PLANEJAMENTO DE CARDÁPIO 100
PROJETO INTEGRADOR III 50
GESTÃO A & B 100
NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL 100
UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO I 100
NUTRIÇÃO CLÍNICA E DIETOTERAPIA I 100
4º ANO CH (ha)
TCC 100
UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO II 100
NUTRIÇÃO CLÍNICA E DIETOTERAPIA II 100
ESTÁGIO I - UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO - UAN 100
ESTÁGIO II - NUTRIÇÃO CLÍNICA 100
ESTÁGIO III - NUTRIÇÃO SOCIAL 100

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Olá! Como podemos te ajudar?