Fisioterapia

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Bacharelado

Duração

4 anos

Resolução MEC

Resolução Consuni Nº 010, de 01/12/2020

O curso de Fisioterapia busca promover a graduação de profissionais com formação generalista, apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação nos diferentes níveis de atuação da fisioterapia no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a graduação o aluno estará em contato com disciplinas nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Biotecnologia, Ciências Sociais e Humanas, além das disciplinas de conhecimentos específicos da fisioterapia. A graduação proporciona a prática através de espaços onde os acadêmicos vivenciam a profissão, como a Clínica Escola, laboratórios, Centro de Reabilitação Equestre, hospital, Unidades Básicas de Saúde e instituição de longa permanência (asilo), entre outros.

A fisioterapia é um segmento da área de saúde que contribui, com seu conteúdo específico, para o restabelecimento, a manutenção e a promoção da saúde. O fisioterapeuta graduado pela Unifatecie domina o conhecimento das ciências básicas, dos recursos fisioterápicos, no âmbito teórico e prático.

Possui conhecimento das disfunções orgânicas e é capaz de identificar os objetivos intermediários e finais a serem atingidos pela fisioterapia, programando e executando intervenções fisioterápicas com finalidade educativa, terapêutica ou reabilitacional.

A atuação do fisioterapeuta não se resume a hospitais, clínicas e centros de reabilitação, ele também pode atuar em clubes esportivos, empresas, instituições de longa permanência (asilos), atendimento em residências (home care), na docência e na atenção básica à saúde como profissional integrante da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

A seguir redigimos algumas informações sobre a estrutura de ensino do curso de fisioterapia para esclarecimento de dúvidas quanto à formação destes alunos:

O fisioterapeuta graduado pela UniFatecie possuirá formação generalista e humanista, crítica e reflexiva, através da qual terá posicionamento político e condições de desenvolver suas potencialidades de análise crítica, tomada de decisões, capacidade de liderança e de formular propostas de intervenção.

Dispõe ainda de condições e habilidades para atuar nas diversas áreas, fazendo minuciosa avaliação cinético-funcional, traçando objetivos e tratamentos, além de atuar nos três níveis de ascensão à saúde: promoção, prevenção em todos os níveis e reabilitação do paciente.

Com muitas especialidades reconhecidas e regulamentadas, pelo Conselho Federal de Fisioterapia,  que abrem um cenário de oportunidades, em áreas como: fisioterapia respiratória, fisioterapia cardiovascular, fisioterapia em terapia intensiva, fisioterapia neurofuncional, Fisioterapia aquática, fisioterapia em gerontologia, fisioterapia em oncologia, fisioterapia traumatológica ortopedia funcional, fisioterapia do trabalho, fisioterapia na saúde da mulher, acupuntura, dermatofuncional, osteopatia e quiropraxia,  fisioterapia esportiva, e em outras novas áreas que estão se consolidando: da fisioterapia do assoalho pélvico, fisioterapia na ortóptica, microfisioterapia, Reequilíbrio Somato Emocional, entre outras. Se trata de um cenário dinâmico, atento as necessidades sociais e ao desenvolvimento técnico científico

Terá autonomia para atuar diretamente na saúde funcional humana, e encontra áreas específicas de atuação, em: consultórios, clínicas, hospitais, centros de reabilitação, casas de repouso, ambulatórios em geral, clubes desportivos, escolas, creches, equipes de saúde da família, empresas que industrializam e comercializam equipamentos de saúde, gestão de serviços de saúde, unidades básicas de saúde, instituições de longa permanência de idosos (asilos) e de curta duração(centro dia), empresas  públicas e privadas ou mesmo e atendimento domiciliar de pacientes(home care). O profissional pode ainda atuar como pesquisador ou na docência do ensino médio ou superior.

As disciplinas básicas ofertadas serão: Formação Sócio Cultural, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Comunicação e Expressão, Biologia Celular e Molecular, PI - Introdução à Profissão, Anatomia Humana Básica, Políticas Públicas em Saúde, Metodologia da Pesquisa, Empreendedorismo, Bases Biológicas Integradas, Fisiologia Humana, Bioquímica, Patologia Geral, Farmacologia, Psicologia aplicada a Saúde. As disciplinas específicas são: Cinesiologia e Biomecânica, Métodos de avaliação cinesio-funcional (MACF), Anatomia Humana aplicada a fisioterapia, Cinesioterapia, Recursos terapêuticos Manuais(RTM), Fisiologia do Exercício, Eletrotermofototerapia, Fisioterapia aplicada a saúde do trabalhador, Saúde Coletiva, Reumatologia clínica, Saúde do idoso, Recursos hidrocinesioterapêuticos, Fisioterapia desportiva, Fisioterapia aplicada a ginecologia, saúde do homem e obstetrícia, Ortopedia e traumatologia funcional, Fisioterapia dermatofuncional, Fisioterapia neurofuncional e prótese e órtese, Fisioterapia em cardiologia, Fisioterapia em neonatologia e pediatria, Fisioterapia em pneumologia, Promoção da saúde e epidemiologia.

O Estágio Supervisionado é uma atividade que o estudante atende de forma obrigatória para obtenção do grau acadêmico, com carga horária mínima de 800 horas até o final do curso e obediência a regras e condutas estipuladas no Manual de Estágio Supervisionado, e se caracteriza como o conjunto das atividades de aprendizagem profissional e de complementação de ensino sob a forma de projetos instituídos segundo a especificidade do curso, devidamente orientadas, acompanhadas e supervisionadas pelos professores orientadores de estágio,  podendo realizar, como atividade opcional, o estágio não obrigatório, que poderá ser incluído no volume de horas obrigatórias, e teremos Estágio Curricular Supervisionado I, Estágio Curricular Supervisionado II, Estágio Curricular Supervisionado III, Estágio Curricular Supervisionado IV, Estágio Curricular Supervisionado V, Estágio Curricular Supervisionado VI, Estágio Curricular Supervisionado VII, Estágio Curricular Supervisionado VIII, Estágio Curricular Supervisionado XI.

A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso faz parte dos requisitos mínimos para obtenção do grau de Curso de Bacharelado em Fisioterapia e visa propiciar aos discentes do referido curso a oportunidade de demonstrar sua capacidade de planejamento, execução, redação e apresentação de trabalho científico.

1º ANO DISCIPLINAS CH TOTAL
Mod. 00 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO
Mod. 01 FORMAÇÃO SÓCIO CULTURAL 100
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL 100
Mod. 02 COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 100
BASES BIOLÓGICAS 100
PI - INTRODUÇÃO À PROFISSÃO E EMPRENDEDORISMO 50
Mod. 03 ANATOMIA HUMANA BÁSICA 100
POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE 100
Mod. 04 METODOLOGIA DA PESQUISA 100
EMPREENDEDORISMO 100
2º ANO DISCIPLINAS CH TOTAL
Mod. 01 SAÚDE COLETIVA E PROMOÇÃO DA SAÚDE 100
CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA/ CINESIOTERAPIA 100
FISIOLOGIA HUMANA 100
Mod. 02 MÉTODOS E AVALIAÇÃO CINESIO-FUNCIONAL (MACF) 100
BIOQUÍMICA 100
PI ESTUDO PROJETO 50
Mod. 03 RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS (RTM) 100
IMUNOLOGIA BÁSICA 100
Mod. 04 ELETROTERMOFOTOTERAPIA 100
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO/ FISIOTERAPIA DESPORTIVA 100
FARMACOLOGIA 100
3º ANO DISCIPLINAS CH TOTAL
Mod. 01 PATOLOGIA GERAL E CLÍNICA 100
ERGONOMIA BÁSICA E DOENÇAS OCUPACIONAIS 100
RECURSOS HIDROCINESIOTERAPÊUTICOS 100
Mod. 02 SAÚDE DO IDOSO (GERIATRIA E REUMATOLOGIA) 100
FISIOTERAPIA APLICADA Á GINECOLOGIA, OBSTETRÍCIA E A SAÚDE DO HOMEM 100
PROJETO INTEGRADOR 50
Mod. 03 MÉTODOS QUANTITATIVOS ESTATÍSTICOS 100
ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA FUNCIONAL 100
Mod. 04 FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL E EM QUEIMADOS 100
FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL E PRÓTESE E ÓRTESE 100
4º ANO DISCIPLINAS CH TOTAL
Mod. 01 FISIOTERAPIA EM CARDIOLOGIA 100
PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE 100
Mod. 02 FISIOTERAPIA EM PNEUMOLOGIA 100
FISIOTERAPIA EM NEONATOLOGIA E PEDIATRIA 100
Mod. 03 ESTÁGIO HOSPITALAR
ESTÁGIO EM SAÚDE COLETIVA E PREVENTIVA
Mod. 04 ESTÁGIO AMBULATORIAL
TCC 100

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

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