Engenharia Civil [Híbrido]

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Bacharelado

Duração

5 anos

Resolução MEC

Unindo a excelência comprovada do ensino presencial à qualidade de nossa educação a distância, os cursos da Área das Engenharias oferecidos pela UniFatecie são ofertados na METODOLOGIA HÍBRIDA, ou seja, parte da carga horária total do curso é no FORMATO PRESENCIAL.
Aqui, os alunos que realizam graduação em nossos cursos dessa área, tem contemplado em sua formação atividades presenciais que compõe as aulas práticas, os estágios e as atividades extensionistas.
Com isso, cerca de 30% da carga horária total são atividades presenciais.

- Encontros presenciais: práticas laboratoriais específicas do seu curso

- Provas: você realiza prova das disciplinas a cada semestre as quais são realizadas no seu polo de apoio.

- Estágios: os estágios são realizados presencialmente em ambientes profissionais conveniados com supervisão. Você pode escolher entre ambientes já conveniados, em diferentes locais do Brasil, ou ainda indicar ambientes profissionais de sua área para convênio.

No Mercado de Trabalho, o ENGENHEIRO CIVIL pode atuar como profissional autônomo, em escritórios de planejamento e projetos, em empresas de execução de obras, em indústrias de produção de materiais de construção, em órgãos públicos, universidades e institutos de pesquisa, entre outros.

De acordo com a Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966 e com a Resolução do CONFEA nº1048, de 14 de agosto de 2013, as atividades e atribuições profissionais do engenheiro consistem em:

  • desempenho de cargos, funções e comissões em entidades estatais, paraestatais, autárquicas e de economia mista e privada;
  • planejamento ou projeto, em geral, de regiões, zonas, cidades, obras, estruturas, transportes, explorações de recursos naturais;
  • e desenvolvimento da produção industrial e agropecuária;
  • estudos, projetos, análises, avaliações, vistorias, perícias, pareceres e divulgação técnica;
  • ensino, pesquisa, experimentação e ensaios;
  • fiscalização de obras e serviços técnicos;
  • direção de obras e serviços técnicos;
  • execução de obras e serviços técnicos;
  • produção técnica especializada, industrial ou agropecuária;
  • qualquer outra atividade que, por sua natureza, se inclua no âmbito de suas profissões.

O Curso Superior de Bacharelado em ENGENHARIA CIVIL na modalidade a Distância da UNIFATECIE forma profissionais qualificados e conscientes de sua participação nos processos de transformação da sociedade, capazes de atender às demandas sociais e ao desenvolvimento econômico e científico, com visão crítica e capacidade empreendedora, tornando-se atores históricos, capazes de promover a interação entre o saber acadêmico e a sociedade.

Para tanto, são elaborados projetos de ensino, extensão e pesquisa que visam garantir a melhor inserção ao mercado, tais como:

  • Projeto de extensão “Pintando Sonhos”, que além de introduzir o discente interessado pelas razões sociais da população como um todo, promove uma experiência prática ao se ver frente a uma reforma;
  • Semana acadêmica do curso, que procura trazer profissionais renomados, com bagagem técnica suficiente para introduzir conhecimentos que vão além da sala de aula;
  • Os discentes também recebem orientações durante visitas técnicas em obras, aulas práticas dinâmicas e sobre tudo, orientações de monitoria continua.

 

 

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO
MÉTODOS QUANTITATIVOS MATEMÁTICOS
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL
ACE - SUSTENTABILIDADE
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
ECONOMIA
EXPRESSÃO GRÁFICA E DESENHO UNIVERSAL
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
PROJETO INTEGRADOR I
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
EMPREENDEDORISMO
CÁLCULO
QUÍMICA GERAL
ACE - INCLUSÃO
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR E VETORIAL
FÍSICA: ELETROMAGNETISMO, ÓTICA E TERMODINÂMICA
ALGORITMO E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
FÍSICA: ESTÁTICA E CINEMÁTICA
TOPOGRAFIA E GEORREFERENCIAMENTO
PROJETO INTEGRADOR II
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
CÁLCULO AVANÇADO
GEOLOGIA E MINERALOGIA
MECÂNICA DOS SOLOS
ACE - CULTURAL
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
PROJETO ARQUITETÔNICO
TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES
MÉTODOS QUANTITATIVOS ESTATÍSTICOS
PLANEJAMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
PROJETO INTEGRADOR III
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO - VIGAS E LAJES
CONFORTO AMBIENTAL
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
GERENCIAMENTO DE RECURSOS NATURAIS
ACE - VOLUNTARIADO
MECÂNICA DOS FLUÍDOS E HIDRÁULICA
HIDROLOGIA
INSTALAÇÕES HIDROSANITÁRIAS E DE INCÊNDIO
SISTEMAS DE TRANSPORTES
ESTRADAS E PAVIMENTAÇÃO
PROJETO INTEGRADOR IV
MECÂNICA DAS ESTRUTURAS
ESTRUTURAS CONCRETO ARMADO - PILARES E ESTRUTURAS ESPECIAIS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ORÇAMENTAÇÃO E PLANEJAMENTO DE OBRAS
ESTRUTURAS DE AÇO E MADEIRA
CONCRETO PRÉ-MOLDADO E PROTENDIDO
ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO
SANEAMENTO AMBIENTAL
FUNDAÇÕES E OBRAS EM TERRA
BARRAGENS E OBRAS EM TERRA
DESIGN THINKING
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

DISCIPLINAS OPTATIVAS:

LIBRAS
INGLÊS INSTRUMENTAL
INFORMÁTICA APLICADA
BIM NA GESTÃO DE PROJETOS
METODOLOGIA PROJETUAL
CONTABILIDADE PÚBLICA E ORÇAMENTO
LICITAÇÕES, CONTRATOS E CONVÊNIOS
GESTÃO DE PESSOAS

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

METODOLOGIA DE ENSINO DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DA ÁREA DE ENGENHARIA

Os cursos da área de engenharia ofertados na modalidade semipresencial pela UniFatecie seguem uma abordagem metodológica híbrida, conforme as diretrizes do Decreto nº 12.456/2025 e da Portaria MEC nº 381/2025. A proposta pedagógica articula atividades desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com atividades práticas presenciais e estágios supervisionados obrigatórios, garantindo uma formação sólida, aplicada e compatível com os desafios técnicos e tecnológicos do exercício profissional na área.

A metodologia é centrada na aprendizagem ativa, com ênfase na resolução de problemas, no desenvolvimento de projetos e na aplicação prática dos conhecimentos em contextos reais. O currículo contempla carga horária total destinada a estágios supervisionados presenciais, além de atividades práticas, laboratoriais e extensionistas, promovendo a integração entre teoria, prática, inovação e responsabilidade social.

A estrutura metodológica dos cursos está organizada nos seguintes eixos:

  1. Disciplinas Assíncronas

Parte das disciplinas do curso são ofertadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com conteúdos digitais, videoaulas gravadas, leituras e atividades formativas e avaliativas. O estudante organiza seu ritmo de estudo conforme o calendário acadêmico e conta com acompanhamento de tutores e professores responsáveis que garantem mediação pedagógica qualificada.  Essas atividades compõem a carga horária definida no Projeto Pedagógico do Curso e se articulam com momentos presenciais ou síncronos, em conformidade com o novo marco regulatório da Educação a Distância.

  1. Disciplinas Síncronas

As disciplinas síncronas ocorrem em tempo real por meio de plataforma digital, com encontros virtuais ao vivo entre professores e estudantes. Nesses momentos, são desenvolvidas exposições dialogadas, resolução de problemas, estudos de caso, dinâmicas de grupo e outras práticas interativas que favorecem a participação ativa e a construção coletiva do saber.

Para assegurar a qualidade dessas interações, organizamos cada turma de atividades síncronas mediadas por professor ou mediador pedagógico, conforme estabelece o novo marco regulatório da Educação a Distância, permitindo acompanhamento mais próximo e maior efetividade no processo de aprendizagem.

  1. Estágios Supervisionados Presenciais 

Os estágios supervisionados são componentes curriculares obrigatórios. em empresas, laboratórios ou instituições conveniadas, preferencialmente situadas na região onde o aluno reside. As atividades são iniciadas conforme o planejamento curricular do curso e envolvem o desenvolvimento de competências técnicas, operacionais e gerenciais, sob supervisão de profissionais da área e orientação docente.

  1. Projetos Integradores e Atividades Práticas

Projetos integradores e atividades práticas são desenvolvidos com base em demandas reais e contextualizadas, incentivando o pensamento crítico, a criatividade e a inovação. Essas ações incluem desafios de engenharia, prototipagem, estudos de viabilidade e intervenções tecnológicas, realizadas em laboratórios dos Mega Polos ou em campo, com agendamento conforme calendário acadêmico.

  1. Atividades de Extensão

Em consonância com a Resolução CNE/CES nº 7/2018, atividades curriculares extensionistas (ACEs) são disciplinas que contemplam 10% da carga horária do curso é são destinadas as atividades de extensão, que são realizadas presencialmente em articulação com as comunidades locais. Essas ações envolvem projetos de intervenção, formação continuada, práticas culturais e ações educativas vinculadas às escolas e instituições parceiras, com orientação docente e registro institucional.

  1. Avaliações Presenciais

Cada componente curricular obrigatório prevê avaliações presenciais periódicas, realizadas a cada dez semanas, nos polos de apoio presencial. As avaliações têm por objetivo assegurar a integridade acadêmica, a verificação da aprendizagem e o cumprimento dos requisitos legais do curso. As avaliações estão sendo gradualmente implantadas com abrangência total prevista a partir de abril 2026. As provas serão realizadas trimestralmente.

  1. Implantação e Adequação Gradual

Toda a metodologia de ensino está em processo de adequação gradual até maio de 2027, conforme a regulamentação vigente, incluindo o novo marco da EaD (Decreto nº 12.456/2025), a Portaria MEC nº 381/2025 e a Resolução CNE/CP nº 4/2024. A UniFatecie assegura que todas as atualizações pedagógicas, regulatórias e operacionais sejam comunicadas previamente aos estudantes e aplicadas com responsabilidade acadêmica.

  1. Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória que visa desenvolver a autonomia intelectual, a capacidade investigativa e o pensamento crítico do estudante. Na UniFatecie o TCC é realizado no último ano do curso sob orientação docente. As regras para realização do TCC são dispostas na disciplina do Curso e sua elaboração ocorre ao longo de dois semestres, com acompanhamento sistemático e avaliação que assegura a qualidade acadêmica e compromisso ético.

 

Resumo Simplificado:

Disciplinas Assíncronas e Síncronas

No 1º módulo do curso, os estudantes terão aulas síncronas e atividades realizadas de forma remota. Não haverá prova presencial, pois este é um módulo introdutório de acolhimento, que acontecerá de 15/09/2025 a 02/04/2026.

Todos os módulos contarão com duas disciplinas assíncronas.
Além disso:

  • Nos módulos 01, 05, 09,13 e 17 iniciam-se as disciplinas síncronas anuais, que se estenderão durante todo o ano letivo.
  • Nos módulos 09, 11, 13, 15, 17 e 19 haverá disciplinas síncronas modulares, além das duas assíncronas.

Prova Presencial

As provas presenciais tem previsão de início a partir do 2º módulo de 2026. Deverão ser realizadas nos polos e mega polos.

Estágio Supervisionado

O estágio supervisionado (obrigatório) serão realizados nos dois últimos anos do curso.

Projetos Integradores, Práticas de Ensino e Atividades de Extensão

No 10º módulo, terá início a realização das Atividades Curriculares de Extensão (ACE), juntamente com a primeira prática presencial obrigatória, na disciplina de Projeto Integrador. Essas atividades serão realizadas nos polos e megapolos, com previsão para o 2º módulo de 2028.

As disciplinas de Projeto Integrador (presencial) ocorrerão nos módulos 10, 12, 14, 16, 18 e 20.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

A disciplina de TCC será ofertada a partir do 17º módulo, no 1º módulo de 2030.

 

Olá! Como podemos te ajudar?