O curso de Licenciatura em História da UniFatecie tem como proposta a formação de profissionais capacitados para refletir acerca dos conhecimentos teórico-metodológicos e empíricos necessários para prática docente do profissional em História. Construir, valorizar a iniciação cientifica e a extensão, promover ações em prol da construção de uma cidadania ativa e crítica. Criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área da docência em história com o objetivo de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea. Para tal, busca formar profissionais autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar, realizar e avaliar ações educacionais em várias instâncias e níveis.
Provas: você realiza prova das disciplinas a cada semestre as quais são realizadas no seu polo de apoio.
O egresso poderá atuar nas seguintes áreas: Docente em escolas de Ensino Fundamental e Médio – Ao final do curso o licenciado estará apto a expor de forma didática os conteúdos aprendidos durante o curso; Cargo de diretoria ou coordenação em instituições de ensino –poderá atuar em áreas de gestão escolar; Prestação de consultoria – atuar em diversos segmentos que necessitam de avaliação relacionada a conteúdos históricos como: filmes, novelas e documentários; Pesquisa – Com temas variados, poderá trabalhar com pesquisa em institutos e universidades e produzir conteúdos relacionados ao tema como: artigos e livros. Docente: No ensino superior.
Capacitar o aluno a atuar no exercício do magistério nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e ao mesmo tempo, dotá-lo de instrumental teórico-metodológico necessário ao desenvolvimento da pesquisa. Neste sentido, busca-se formar profissionais autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar, realizar e avaliar ações educacionais em várias instâncias e níveis. Ainda, tem como objetivo valorizar a iniciação cientifica e a extensão, promover ações em prol da construção de uma cidadania ativa e crítica. Criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área da docência em história em prol de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea.
INTRODUÇÃO AO CURSO DE HISTÓRIA | 70 |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 70 |
ACE - SUSTENTABILIDADE | 100 |
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 70 |
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO | 70 |
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO | 70 |
SOCIOLOGIA GERAL | 70 |
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 70 |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I | 100 |
DIDÁTICA E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 70 |
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 70 |
PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | 70 |
TEORIA DA HISTÓRIA | 70 |
ACE - INCLUSÃO | 100 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA I - HISTÓRIA | 70 |
HISTÓRIA ANTIGA | 70 |
HISTÓRIA MEDIEVAL | 70 |
POVO, CULTURA E RELIGIÃO | 70 |
HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL | 70 |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II | 100 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA II - HISTÓRIA | 70 |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 70 |
FILOSOFIA GERAL | 70 |
HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO | 70 |
HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO | 70 |
ACE - CULTURAL | 100 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA III - HISTÓRIA | 70 |
HISTÓRIA ECÔNOMICA GERAL | 70 |
HISTÓRIA DA AMÉRICA | 70 |
HISTÓRIA MODERNA | 70 |
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA | 70 |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III | 100 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA IV - HISTÓRIA | 70 |
HISTÓRIA DA ÁFRICA | 70 |
PROCESSOS AVALIATIVOS | 70 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM HISTÓRIA | 70 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA | 400 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA V - HISTÓRIA | 70 |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV | 100 |
ACE - VOLUNTARIADO | 100 |
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES | 100 |
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

