História

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Licenciatura

Duração

4 anos

Resolução MEC

O curso de Licenciatura em História da UniFatecie tem como proposta a formação de profissionais capacitados para refletir acerca dos conhecimentos teórico-metodológicos e empíricos necessários para prática docente do profissional em História. Construir, valorizar a iniciação cientifica e a extensão, promover ações em prol da construção de uma cidadania ativa e crítica. Criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área da docência em história com o objetivo de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea. Para tal, busca formar profissionais autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar, realizar e avaliar ações educacionais em várias instâncias e níveis.

Provas: você realiza prova das disciplinas a cada semestre as quais são realizadas no seu polo de apoio.

O egresso poderá atuar nas seguintes áreas: Docente em escolas de Ensino Fundamental e Médio – Ao final do curso o licenciado estará apto a expor de forma didática os conteúdos aprendidos durante o curso; Cargo de diretoria ou coordenação em instituições de ensino –poderá atuar em áreas de gestão escolar; Prestação de consultoria – atuar em diversos segmentos que necessitam de avaliação relacionada a conteúdos históricos como: filmes, novelas e documentários; Pesquisa – Com temas variados, poderá trabalhar com pesquisa em institutos e universidades e produzir conteúdos relacionados ao tema como: artigos e livros. Docente: No ensino superior.

Capacitar o aluno a atuar no exercício do magistério nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e ao mesmo tempo, dotá-lo de instrumental teórico-metodológico necessário ao desenvolvimento da pesquisa. Neste sentido, busca-se formar profissionais autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar, realizar e avaliar ações educacionais em várias instâncias e níveis. Ainda, tem como objetivo valorizar a iniciação cientifica e a extensão, promover ações em prol da construção de uma cidadania ativa e crítica. Criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área da docência em história em prol de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea.

INTRODUÇÃO AO CURSO DE HISTÓRIA70
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO70
ACE - SUSTENTABILIDADE100
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO70
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO70
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO70
SOCIOLOGIA GERAL70
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA70
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I100
DIDÁTICA E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO70
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM70
PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA70
TEORIA DA HISTÓRIA70
ACE - INCLUSÃO100
AVALIAÇÃO INTEGRADA I - HISTÓRIA70
HISTÓRIA ANTIGA70
HISTÓRIA MEDIEVAL70
POVO, CULTURA E RELIGIÃO70
HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL70
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II100
AVALIAÇÃO INTEGRADA II - HISTÓRIA70
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS70
FILOSOFIA GERAL70
HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO70
HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO70
ACE - CULTURAL100
AVALIAÇÃO INTEGRADA III - HISTÓRIA70
HISTÓRIA ECÔNOMICA GERAL70
HISTÓRIA DA AMÉRICA70
HISTÓRIA MODERNA70
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA70
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III100
AVALIAÇÃO INTEGRADA IV - HISTÓRIA70
HISTÓRIA DA ÁFRICA70
PROCESSOS AVALIATIVOS70
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM HISTÓRIA70
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA400
AVALIAÇÃO INTEGRADA V - HISTÓRIA70
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV100
ACE - VOLUNTARIADO100
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES100

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

METODOLOGIA DE ENSINO DOS CURSOS DE LICENCIATURA SEMIPRESENCIAIS

Os cursos de licenciatura ofertados na modalidade semipresencial pela UniFatecie adotam uma abordagem metodológica híbrida, conforme previsto na Resolução CNE/CP nº 4, de 29 de maio de 2024 e no Decreto nº 12.456 de 2025. A proposta metodológica contempla 50% da carga horária total com atividades presenciais obrigatórias, distribuídas ao longo de todo o curso, e integra o estágio supervisionado desde o primeiro semestre, proporcionando ao licenciando uma formação sólida, prática e alinhada às demandas contemporâneas da docência. A metodologia é centrada na aprendizagem ativa do estudante, promovendo a articulação entre teoria e prática, entre saberes acadêmicos e saberes escolares, e entre experiências mediadas por tecnologias e vivências presenciais no território do aluno.

O curso está estruturado nos seguintes eixos:

  1. Disciplinas Assíncronas

Parte das disciplinas do curso são ofertadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com conteúdos digitais, videoaulas gravadas, leituras e atividades formativas e avaliativas. O estudante organiza seu ritmo de estudo conforme o calendário acadêmico e conta com acompanhamento de tutores e professores responsáveis que garantem mediação pedagógica qualificada.  Essas atividades compõem a carga horária definida no Projeto Pedagógico do Curso e se articulam com momentos presenciais ou síncronos, em conformidade com o novo marco regulatório da Educação a Distância.

  1. Disciplinas Síncronas

As disciplinas síncronas ocorrem em tempo real por meio de plataforma digital, com encontros virtuais ao vivo entre professores e estudantes. Nesses momentos, são desenvolvidas exposições dialogadas, resolução de problemas, estudos de caso, dinâmicas de grupo e outras práticas interativas que favorecem a participação ativa e a construção coletiva do saber.

Para assegurar a qualidade dessas interações, organizamos cada turma de atividades síncronas mediadas por professor ou mediador pedagógico, conforme estabelece o novo marco regulatório da Educação a Distância, permitindo acompanhamento mais próximo e maior efetividade no processo de aprendizagem.

  1. Estágio Supervisionado desde o 1º Semestre

Em atendimento à Resolução CNE/CP nº 4/2024, os cursos de licenciatura da UniFatecie iniciam o estágio supervisionado a partir do primeiro semestre. O estágio ocorre em escolas de educação básica reconhecidas, preferencialmente situadas na comunidade onde o aluno reside. As atividades de observação, regência, intervenção pedagógica e gestão escolar são orientadas por docentes da instituição e por professores das escolas-campo, promovendo o vínculo contínuo entre formação acadêmica e realidade escolar. O estágio desenvolve-se de forma progressiva e articulada ao currículo até o final do curso.

  1. Projetos Integradores e Práticas de Ensino

Os Projetos Integradores e demais práticas de ensino são disciplinas organizadas em torno de temas interdisciplinares e contextos educativos reais. São desenvolvidos ao longo do curso com o objetivo de articular conteúdos curriculares e experiências vivenciadas nas escolas, comunidades e polos. Essas práticas incentivam o estudante a refletir criticamente sobre a realidade educacional e propor soluções pedagógicas inovadoras, alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum para a Formação de Professores (BNC-Formação).

  1. Atividades de Extensão 

Em consonância com a Resolução CNE/CES nº 7/2018, atividades curriculares extensionistas (ACEs) são disciplinas que contemplam 10% da carga horária do curso é são destinadas as atividades de extensão, que são realizadas presencialmente em articulação com as comunidades locais. Essas ações envolvem projetos de intervenção, formação continuada, práticas culturais e ações educativas vinculadas às escolas e instituições parceiras, com orientação docente e registro institucional.

  1. Avaliações Presenciais

Cada componente curricular obrigatório prevê avaliações presenciais periódicas, realizadas a cada dez semanas, nos polos de apoio presencial. As avaliações têm por objetivo assegurar a integridade acadêmica, a verificação da aprendizagem e o cumprimento dos requisitos legais do curso. As avaliações estão sendo gradualmente implantadas com abrangência total prevista a partir de abril 2026. As provas serão realizadas trimestralmente.

  1. Implantação e Adequação Gradual

Toda a metodologia de ensino está em processo de adequação gradual até maio de 2027, conforme a regulamentação vigente, incluindo o novo marco da EaD (Decreto nº 12.456/2025), a Portaria MEC nº 381/2025 e a Resolução CNE/CP nº 4/2024. A UniFatecie assegura que todas as atualizações pedagógicas, regulatórias e operacionais sejam comunicadas previamente aos estudantes e aplicadas com responsabilidade acadêmica.

  1. Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória que visa desenvolver a autonomia intelectual, a capacidade investigativa e o pensamento crítico do estudante. Na UniFatecie o TCC é realizado no último ano do curso sob orientação docente. As regras para realização do TCC são dispostas na disciplina do Curso e sua elaboração ocorre ao longo de dois semestres, com acompanhamento sistemático e avaliação que assegura a qualidade acadêmica e compromisso ético.

 

Resumo Simplificado:

Disciplinas Assíncronas e Síncronas

No 1º módulo do curso, os estudantes terão aulas síncronas e atividades realizadas de forma remota. Não haverá prova presencial, pois este é um módulo introdutório de acolhimento, que acontecerá de 15/09/2025 a 02/04/2026.

Todos os módulos contarão com duas disciplinas assíncronas.
Além disso:

  • Nos módulos 01, 05, 09 e 13 iniciam-se as disciplinas síncronas anuais, que se estenderão durante todo o ano letivo.
  • Nos módulos 09, 11, 13 e 15 haverá disciplinas síncronas modulares, além das duas assíncronas.

Estágio Supervisionado desde o 1º Semestre

A partir do 2º módulo, iniciam-se os estágios supervisionados, inicialmente com carga horária reduzida, voltados para práticas de observação e visitas a escolas.
Também a partir deste módulo, passam a ocorrer as provas presenciais nos polos e megapolos. O início está previsto para a segunda quinzena de abril/2026.

Os demais estágios ocorrerão nos módulos 05, 09 e 13.

Projetos Integradores, Práticas de Ensino e Atividades de Extensão

No 6º módulo, terá início a realização das Atividades Curriculares de Extensão (ACE), juntamente com a primeira prática presencial obrigatória, na disciplina de Projeto Integrador. Essas atividades serão realizadas nos polos e megapolos, com previsão para o 2º módulo de 2027.

As disciplinas de Projeto Integrador (presencial) ocorrerão nos módulos 06, 08, 10, 12, 14 e 16.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

A disciplina de TCC será ofertada a partir do 13º módulo, no 1º módulo de 2029.

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