História

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Licenciatura

Duração

3,5 anos

Resolução MEC

Resolução Consuni Nº 006, de 14/09/2020

O curso de Licenciatura em História da UniFatecie tem como proposta a formação de profissionais capacitados para refletir acerca dos conhecimentos teórico-metodológicos e empíricos necessários para prática docente do profissional em História. Construir, valorizar a iniciação cientifica e a extensão, promover ações em prol da construção de uma cidadania ativa e crítica. Criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área da docência em história com o objetivo de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea. Para tal, busca formar profissionais autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar, realizar e avaliar ações educacionais em várias instâncias e níveis.

Provas: você realiza prova das disciplinas a cada semestre as quais são realizadas no seu polo de apoio.

O egresso poderá atuar nas seguintes áreas: Docente em escolas de Ensino Fundamental e Médio – Ao final do curso o licenciado estará apto a expor de forma didática os conteúdos aprendidos durante o curso; Cargo de diretoria ou coordenação em instituições de ensino –poderá atuar em áreas de gestão escolar; Prestação de consultoria – atuar em diversos segmentos que necessitam de avaliação relacionada a conteúdos históricos como: filmes, novelas e documentários; Pesquisa – Com temas variados, poderá trabalhar com pesquisa em institutos e universidades e produzir conteúdos relacionados ao tema como: artigos e livros. Docente: No ensino superior.

Capacitar o aluno a atuar no exercício do magistério nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e ao mesmo tempo, dotá-lo de instrumental teórico-metodológico necessário ao desenvolvimento da pesquisa. Neste sentido, busca-se formar profissionais autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar, realizar e avaliar ações educacionais em várias instâncias e níveis. Ainda, tem como objetivo valorizar a iniciação cientifica e a extensão, promover ações em prol da construção de uma cidadania ativa e crítica. Criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área da docência em história em prol de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea.

INTRODUÇÃO AO CURSO DE HISTÓRIA70
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO70
ACE - SUSTENTABILIDADE100
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO70
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO70
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO70
SOCIOLOGIA GERAL70
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA70
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I100
DIDÁTICA E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO70
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM70
PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA70
TEORIA DA HISTÓRIA70
ACE - INCLUSÃO100
AVALIAÇÃO INTEGRADA I - HISTÓRIA70
HISTÓRIA ANTIGA70
HISTÓRIA MEDIEVAL70
POVO, CULTURA E RELIGIÃO70
HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL70
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II100
AVALIAÇÃO INTEGRADA II - HISTÓRIA70
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS70
FILOSOFIA GERAL70
HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO70
HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO70
ACE - CULTURAL100
AVALIAÇÃO INTEGRADA III - HISTÓRIA70
HISTÓRIA ECÔNOMICA GERAL70
HISTÓRIA DA AMÉRICA70
HISTÓRIA MODERNA70
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA70
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III100
AVALIAÇÃO INTEGRADA IV - HISTÓRIA70
HISTÓRIA DA ÁFRICA70
PROCESSOS AVALIATIVOS70
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM HISTÓRIA70
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA400
AVALIAÇÃO INTEGRADA V - HISTÓRIA70
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV100
ACE - VOLUNTARIADO100
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES100

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Olá! Como podemos te ajudar?