O curso Semipresencial oferece formação teórica e prática alinhada ao mercado, unindo flexibilidade do EAD à interação presencial. As disciplinas são realizadas no ambiente virtual de aprendizagem, com aulas gravadas, materiais de apoio e encontros ao vivo para debates e aprofundamento. Há aulas práticas em laboratórios no megapolo e ambientes profissionais, além de encontros presenciais previamente agendados para atividades vinculadas à profissão.
A metodologia utiliza estratégias ativas, integrando momentos online e presenciais, com tutoria e acompanhamento individual. Os cursos contemplam um calendário modular onde organiza aulas, práticas e avaliações, e um sistema de agendamento garante planejamento das atividades presenciais, como provas e aulas práticas. Professores qualificados e tutores especializados oferecem suporte acadêmico e técnico contínuo, assegurando qualidade e credibilidade ao processo formativo.
O graduado no curso de licenciatura em Música pode trabalhar em escolas da educação básica, em escolas específicas de música, conservatórios corais, instituições sociais entre outros espaços educativos, bandas e fanfarras, entre outros. Vale ressaltar que essas aulas podem ser ministradas tanto presencialmente como a distância. Podemos salientar que o mercado de trabalho para o profissional de Música abrange orquestras, rádios, estúdios de gravação, produtoras e clubes.
Além de trabalhar em instituições, o músico pode atuar como freelancers, tocando em restaurantes, bares, pubs e outros locais que oferecem lazer e entretenimento.
O curso de licenciatura em Música tem como objetivo habilitar profissionais aptos a atuar na educação básica, em organizações não governamentais, escolas especializadas em música, corais, instituições sociais entre outros espaços educativos. Também pretende viabilizar a pesquisa científica em música visando a criação e difusão da cultura musical e seu desenvolvimento. Assim, o profissional da área de música deve ser um profissional capaz de interagir com a sua comunidade local com vistas a transformação de qualidade de vida na perspectiva dos princípios musicais e culturais. Não esquecendo da produção científica, desenvolvendo o campo musical em várias vertentes.
| INTRODUÇÃO AO CURSO DE MÚSICA |
| FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E SUSTENTÁVEL |
| PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
| DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DOCENTE |
| ESTÁGIO: PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO E AMBIENTAÇÃO EM CONTEXTO EDUCACIONAIS - MÚSICA |
| CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM |
| FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO |
| POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
| DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
| PROCESSOS AVALIATIVOS |
| EDUCAÇÃO E TRABALHO |
| ESTÁGIO: PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO DIRIGIDA E APOIO À GESTÃO ESCOLAR - MÚSICA |
| DIREITO EDUCACIONAL |
| SOCIOLOGIA GERAL |
| EIXOS INTEGRADOS DA PRÁTICA EDUCATIVA |
| EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA |
| ACE - EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL |
| PRÁTICA INTEGRADORA - GAMIFICAÇÃO NO ENSINO - MÚSICA |
| PRODUÇÃO TEXTUAL |
| METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO |
| ESTADO, POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO |
| ACE - EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
| PRÁTICA INTEGRADORA - APREDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP) - MÚSICA |
| HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
| FILOSOFIA GERAL |
| ESTÁGIO: PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO ASSISTIDA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM - MÚSICA |
| LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO DIGITAL E ENSINO HÍBRIDO |
| HISTÓRIA DA MÚSICA |
| HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA |
| SABERES TRANSVERSAIS PARA A DOCÊNCIA |
| ACE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EDUCACIONAL |
| PRÁTICA INTEGRADORA - ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS DIGITAIS - MÚSICA |
| INICIAÇÃO AO INSTRUMENTO DE TECLADO |
| INTRODUÇÃO A REGÊNCIA |
| LABORATÓRIO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CONTEXTO ESCOLAR |
| INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO |
| INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO MUSICAL ESPECIAL |
| ACE - CIDADANIA E DIVERSIDADE |
| PRÁTICA INTEGRADORA - APRENDIZAGEM COOPERATIVA E CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIO - MÚSICA |
| PRÁTICA CORAL |
| NOÇÕES BÁSICAS DE CANTO |
| ESTÁGIO: PRÁTICAS DE REGÊNCIA, GESTÃO E PESQUISA NO ENSINO E APRENDIZAGEM - MÚSICA |
| LABORATÓRIO DE LIBRAS: COMUNICAÇÃO INCLUSIVA |
| TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - MÚSICA |
| TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL |
| ASPECTOS GERAIS DO ENSINO E APRENDIZAGEM MUSICAL |
| EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA: TEORIA E ATUALIDADE |
| ACE - CULTURA E DIVERSIDADE |
| PRÁTICA INTEGRADORA - SALA DE AULA INVERTIDA - MÚSICA |
| MÚSICA ELETROACÚSTICA |
| COMPOSIÇÃO E IMPROVISAÇÃO EM MÚSICA |
| LABORATÓRIO DE RETÓRICA, ORATÓRIA E COMUNICAÇÃO EFICAZ |
| MUSICALIZAÇÃO INFANTIL |
| INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDA |
| ACE - VOLUNTARIADO SOCIAL |
| PRÁTICA INTEGRADORA - RETÓRICA E ORATÓRIA - MÚSICA |
| INSTRUMENTOS MUSICAIS DE SOPRO |
| EDUCAÇÃO MUSICAL E ESCOLA |
| ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES |
"A matriz curricular pode ser alterada a qualquer momento para atender a atualizações acadêmicas ou exigências legais." *A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.