Química (Bacharelado)

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Bacharelado

Duração

3 anos

Resolução MEC

O curso de Química - Bacharelado tem como objetivo formar profissionais articulados com os problemas atuais da sociedade, aptos a responder às problemáticas da área com a indispensável competência e qualidade. Dessa forma, estarão aptos a atuar em atividades de pesquisa científica voltadas ao desenvolvimento tecnológico, seja no meio acadêmico, em instituições de pesquisa ou na indústria.

O profissional formado no Bacharelado em Química na modalidade a distância pode atuar em diversas áreas, aplicando seus conhecimentos em processos químicos, desenvolvimento de produtos e controle de qualidade. Sua formação permite atuação em indústrias químicas, farmacêuticas, alimentícias, cosméticas e de materiais, onde poderá realizar análises laboratoriais, testes físico-químicos, supervisão de produção e desenvolvimento de novos compostos e materiais. Além disso, pode atuar em instituições de pesquisa e desenvolvimento, contribuindo para inovações científicas e tecnológicas. Outra possibilidade é a atuação em órgãos governamentais e agências reguladoras, sendo responsável pela fiscalização, regulamentação e controle de qualidade de produtos e processos químicos, garantindo a segurança e a conformidade com as normas ambientais e de saúde pública.

 

A UniFatecie oferece uma formação multidisciplinar e inovadora, integrando-se com os demais cursos da instituição por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão e ações voltadas para a comunidade. O curso está alinhado com as demandas do mercado de trabalho, proporcionando ao aluno uma visão ampla e estratégica da química, permitindo que atue em indústrias, órgãos reguladores, instituições de pesquisa e no desenvolvimento de novas tecnologias.

O curso enfatiza o uso de metodologias ativas e recursos tecnológicos avançados, como ambientes virtuais de aprendizagem, laboratórios remotos, simuladores interativos, garantindo uma formação sólida mesmo na modalidade EaD.

Com um corpo docente qualificado, uma abordagem pedagógica moderna e um compromisso com a excelência acadêmica, o Bacharelado em Química da UniFatecie se destaca como uma opção competitiva, formando profissionais preparados para transformar a sociedade e avançar na ciência e na tecnologia.

 

INTRODUÇÃO AO CURSO DE QUÍMICA - BACHARELADO
QUÍMICA GERAL
ACE - SUSTENTABILIDADE
CÁLCULO
FÍSICA: ESTÁTICA E CINEMÁTICA
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
MICROBIOLOGIA GERAL E BIOSSEGURANÇA
PROJETO INTEGRADOR I
PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS
QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA E QUALITATIVA
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
QUÍMICA ORGÂNICA
ACE - INCLUSÃO
AVALIAÇÃO INTEGRADA I - QUÍMICA
FÍSICA: ELETROMAGNETISMO, ÓTICA E TERMODINÂMICA
CÁLCULO NUMÉRICO
BIOQUÍMICA
PROCESSOS QUÍMICOS I
PROJETO INTEGRADOR II
AVALIAÇÃO INTEGRADA II - QUÍMICA
FÍSICO QUÍMICA
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
ESTUDOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
QUÍMICA INSTRUMENTAL
PROCESSOS QUÍMICOS II
ACE - CULTURAL
AVALIAÇÃO INTEGRADA III - QUÍMICA
QUÍMICA ORGÂNICA AVANÇADA
QUÍMICA INSTRUMENTAL II
TERMODINÂMICA
MECÂNICA DOS FLUÍDOS E HIDRÁULICA
PROJETO INTEGRADOR III
AVALIAÇÃO INTEGRADA IV - QUÍMICA
CROMATOGRAFIA
TRATAMENTO DE EFLUENTES
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA BAC
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM QUÍMICA BAC
CROMATOGRAFIA
TEMPOS E MÉTODOS APLICADOS A PRODUÇÃO
AVALIAÇÃO INTEGRADA V - QUÍMICA
ACE - VOLUNTARIADO
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES
INTRODUÇÃO AO CURSO DE QUÍMICA - LICENCIATURA
QUÍMICA GERAL
ACE - SUSTENTABILIDADE
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
CÁLCULO
FÍSICA: ESTÁTICA E CINEMÁTICA
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
FÍSICA: ELETROMAGNETISMO, ÓTICA E TERMODINÂMICA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA E QUALITATIVA
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
QUÍMICA ORGÂNICA
ACE - INCLUSÃO
AVALIAÇÃO INTEGRADA I - QUÍMICA
BIOQUÍMICA
CÁLCULO NUMÉRICO
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II
AVALIAÇÃO INTEGRADA II - QUÍMICA
FÍSICO QUÍMICA
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
QUÍMICA INSTRUMENTAL
PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
ACE - CULTURAL
AVALIAÇÃO INTEGRADA III - QUÍMICA
QUÍMICA ORGÂNICA AVANÇADA
QUÍMICA INSTRUMENTAL II
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III
AVALIAÇÃO INTEGRADA IV - QUÍMICA
PROCESSOS QUÍMICOS I
PROCESSOS QUÍMICOS II
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA LIC
AVALIAÇÃO INTEGRADA V - QUÍMICA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV
ACE - VOLUNTARIADO
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

METODOLOGIA DE ENSINO DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DA ÁREA DE ENGENHARIA

Os cursos da área de engenharia ofertados na modalidade semipresencial pela UniFatecie seguem uma abordagem metodológica híbrida, conforme as diretrizes do Decreto nº 12.456/2025 e da Portaria MEC nº 381/2025. A proposta pedagógica articula atividades desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com atividades práticas presenciais e estágios supervisionados obrigatórios, garantindo uma formação sólida, aplicada e compatível com os desafios técnicos e tecnológicos do exercício profissional na área.

A metodologia é centrada na aprendizagem ativa, com ênfase na resolução de problemas, no desenvolvimento de projetos e na aplicação prática dos conhecimentos em contextos reais. O currículo contempla carga horária total destinada a estágios supervisionados presenciais, além de atividades práticas, laboratoriais e extensionistas, promovendo a integração entre teoria, prática, inovação e responsabilidade social.

A estrutura metodológica dos cursos está organizada nos seguintes eixos:

  1. Disciplinas Assíncronas

Parte das disciplinas do curso são ofertadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com conteúdos digitais, videoaulas gravadas, leituras e atividades formativas e avaliativas. O estudante organiza seu ritmo de estudo conforme o calendário acadêmico e conta com acompanhamento de tutores e professores responsáveis que garantem mediação pedagógica qualificada.  Essas atividades compõem a carga horária definida no Projeto Pedagógico do Curso e se articulam com momentos presenciais ou síncronos, em conformidade com o novo marco regulatório da Educação a Distância.

  1. Disciplinas Síncronas

As disciplinas síncronas ocorrem em tempo real por meio de plataforma digital, com encontros virtuais ao vivo entre professores e estudantes. Nesses momentos, são desenvolvidas exposições dialogadas, resolução de problemas, estudos de caso, dinâmicas de grupo e outras práticas interativas que favorecem a participação ativa e a construção coletiva do saber.

Para assegurar a qualidade dessas interações, organizamos cada turma de atividades síncronas mediadas por professor ou mediador pedagógico, conforme estabelece o novo marco regulatório da Educação a Distância, permitindo acompanhamento mais próximo e maior efetividade no processo de aprendizagem.

  1. Estágios Supervisionados Presenciais 

Os estágios supervisionados são componentes curriculares obrigatórios. em empresas, laboratórios ou instituições conveniadas, preferencialmente situadas na região onde o aluno reside. As atividades são iniciadas conforme o planejamento curricular do curso e envolvem o desenvolvimento de competências técnicas, operacionais e gerenciais, sob supervisão de profissionais da área e orientação docente.

  1. Projetos Integradores e Atividades Práticas

Projetos integradores e atividades práticas são desenvolvidos com base em demandas reais e contextualizadas, incentivando o pensamento crítico, a criatividade e a inovação. Essas ações incluem desafios de engenharia, prototipagem, estudos de viabilidade e intervenções tecnológicas, realizadas em laboratórios dos Mega Polos ou em campo, com agendamento conforme calendário acadêmico.

  1. Atividades de Extensão

Em consonância com a Resolução CNE/CES nº 7/2018, atividades curriculares extensionistas (ACEs) são disciplinas que contemplam 10% da carga horária do curso é são destinadas as atividades de extensão, que são realizadas presencialmente em articulação com as comunidades locais. Essas ações envolvem projetos de intervenção, formação continuada, práticas culturais e ações educativas vinculadas às escolas e instituições parceiras, com orientação docente e registro institucional.

  1. Avaliações Presenciais

Cada componente curricular obrigatório prevê avaliações presenciais periódicas, realizadas a cada dez semanas, nos polos de apoio presencial. As avaliações têm por objetivo assegurar a integridade acadêmica, a verificação da aprendizagem e o cumprimento dos requisitos legais do curso. As avaliações estão sendo gradualmente implantadas com abrangência total prevista a partir de abril 2026. As provas serão realizadas trimestralmente.

  1. Implantação e Adequação Gradual

Toda a metodologia de ensino está em processo de adequação gradual até maio de 2027, conforme a regulamentação vigente, incluindo o novo marco da EaD (Decreto nº 12.456/2025), a Portaria MEC nº 381/2025 e a Resolução CNE/CP nº 4/2024. A UniFatecie assegura que todas as atualizações pedagógicas, regulatórias e operacionais sejam comunicadas previamente aos estudantes e aplicadas com responsabilidade acadêmica.

  1. Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória que visa desenvolver a autonomia intelectual, a capacidade investigativa e o pensamento crítico do estudante. Na UniFatecie o TCC é realizado no último ano do curso sob orientação docente. As regras para realização do TCC são dispostas na disciplina do Curso e sua elaboração ocorre ao longo de dois semestres, com acompanhamento sistemático e avaliação que assegura a qualidade acadêmica e compromisso ético.

 

Resumo Simplificado:

Disciplinas Assíncronas e Síncronas

No 1º módulo do curso, os estudantes terão aulas síncronas e atividades realizadas de forma remota. Não haverá prova presencial, pois este é um módulo introdutório de acolhimento, que acontecerá de 15/09/2025 a 02/04/2026.

Todos os módulos contarão com duas disciplinas assíncronas.
Além disso:

  • Nos módulos 01, 05, 09,13 e 17 iniciam-se as disciplinas síncronas anuais, que se estenderão durante todo o ano letivo.
  • Nos módulos 09, 11, 13, 15, 17 e 19 haverá disciplinas síncronas modulares, além das duas assíncronas.

Prova Presencial

As provas presenciais tem previsão de início a partir do 2º módulo de 2026. Deverão ser realizadas nos polos e mega polos.

Estágio Supervisionado

O estágio supervisionado (obrigatório) serão realizados nos dois últimos anos do curso.

Projetos Integradores, Práticas de Ensino e Atividades de Extensão

No 10º módulo, terá início a realização das Atividades Curriculares de Extensão (ACE), juntamente com a primeira prática presencial obrigatória, na disciplina de Projeto Integrador. Essas atividades serão realizadas nos polos e megapolos, com previsão para o 2º módulo de 2028.

As disciplinas de Projeto Integrador (presencial) ocorrerão nos módulos 10, 12, 14, 16, 18 e 20.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

A disciplina de TCC será ofertada a partir do 17º módulo, no 1º módulo de 2030.

 

Olá! Como podemos te ajudar?