O mercado de trabalho para profissionais especializados em Educação Infantil apresenta um cenário promissor e em constante crescimento. A primeira infância é reconhecida como uma fase crucial para o desenvolvimento humano, e a demanda por profissionais qualificados para atender as necessidades das crianças nessa etapa da vida tem aumentado significativamente, abrindo oportunidades em diversas áreas, tais como:
- Docência: Atuar como professor em creches e pré-escolas, desenvolvendo atividades lúdicas e pedagógicas que promovam o aprendizado e o desenvolvimento integral das crianças.
- Coordenação pedagógica: Coordenar equipes pedagógicas em instituições de educação infantil, desenvolvendo projetos e materiais didáticos, além de acompanhar o trabalho dos professores.
- Gestão escolar: Ocupar cargos de gestão em instituições de educação infantil, como coordenador pedagógico ou diretor, sendo responsável pela organização e funcionamento da escola.
- Pesquisa: Realizar pesquisas sobre a prática pedagógica na educação infantil, contribuindo para o desenvolvimento da área.
- Formação de professores: Oferecer cursos de formação continuada para professores de educação infantil.
- Consultoria: Atuar como consultor para instituições de educação infantil, oferecendo orientação e suporte técnico para a implementação de projetos e programas.
A Especialização em Educação Infantil se destaca por oferecer uma formação completa e aprofundada para profissionais que desejam atuar na primeira infância, focando no desenvolvimento integral da criança. O curso promove o entendimento das melhores práticas pedagógicas e abordagens inovadoras que respeitam as necessidades cognitivas, emocionais e sociais das crianças. Além disso, proporciona ferramentas para o desenvolvimento de projetos educativos criativos e inclusivos, alinhados às diretrizes legais, e que envolvem a família e a comunidade no processo de aprendizagem, valorizando a diversidade e o desenvolvimento em um ambiente acolhedor.
Mód. 01 | PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 36h | |||||
FUNDAMENTOS DA NEUROPEDAGOGIA E NEURODIDÁTICA | 36h | ||||||
Mód. 02 | HISTÓRIA DA INFÂNCIA E MULTICULTURALISMO | 36h | |||||
PSICOMOTRICIDADE: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS | 36h | ||||||
Mód. 03 | FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL | 36h | |||||
DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA | 36h | ||||||
ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR | 36h | ||||||
PSICOLOGIA E SEXUALIDADE | 36h | ||||||
Mód. 04 | INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA | 36h | |||||
ACESSIBILIDADE, METODOLOGIAS ATIVAS E ASSISTIVAS | 36h | ||||||
C/H Total | 360h |
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.
Público-alvo: A pós-graduação é voltada para profissionais com ensino superior de graduação completo, que desejam aperfeiçoar suas habilidades ou adquirir conhecimentos na área.