Especialização em Biblioteconomia e Gestão de Bibliotecas

Modalidade

Pós Graduação EAD

Habilitação

Especialização

Duração

03 meses

Resolução MEC

A Especialização em Biblioteconomia e Gestão de Bibliotecas visa capacitar profissionais para atuar de forma inovadora, crítica e transformadora na gestão de bibliotecas e na organização da informação, em diferentes contextos, como bibliotecas públicas, escolares, universitárias e especializadas. O curso visa ainda, em formar especialistas para inovar na prestação de serviços personalizados e adaptados às necessidades dos usuários modernos. A especialização é essencial para uma gestão eficaz da biblioteca, uma excelente transferência de conhecimento e a criação de ambientes de informação dinâmicos.  

Os profissionais com Especialização em Biblioteconomia e Gestão de Bibliotecas possuem um amplo mercado de trabalho, podendo atuar na gestão de bibliotecas públicas, escolares e acadêmicos, bem como em centros de informação de empresas e organizações. Além de poder atuar diretamente na gestão de bibliotecas digitais e virtuais, existem também oportunidades na conservação de coleções e arquivos em museus e no desenvolvimento de sistemas e tecnologias para otimizar a gestão de bibliotecas. 

A Especialização em Biblioteconomia e Gestão de Bibliotecas é caraterizada por uma visão holística que combina práticas tradicionais e modernas. O foco está na gestão estratégica, proporcionando competências para um planejamento eficaz, alocação de recursos e implementação de políticas de inovação. A ênfase em serviços personalizados e a capacitância de adaptação às velozes mudanças no ambiente de informação são diferenciais importantes que preparam os profissionais para liderar bibliotecas de forma eficaz e alinhada com as expectativas contemporâneas.  

Mód.  01HISTÓRIA DOS SISTEMAS REGISTRAIS36h
BIBLIOTECONOMIA36h
NORMALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS36h
Mód.  02SERVIÇOS DE REFERÊNCIA E INFORMAÇÃO36h
PROCESSOS DE CATALOGAÇÃO36h
ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE BIBLIOTECA36h
ESTUDOS DE USUÁRIO36h
Mód.  03MÉTODOS QUANTITATIVOS ESTATÍSTICOS36h
REVISTAS E PERIÓDICOS36h
TEORIA E PRÁTICA DO SISTEMA DE REFERÊNCIAS36h
C/H Total360h

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Público-alvo: A pós-graduação é voltada para profissionais com ensino superior de graduação completo, que desejam aperfeiçoar suas habilidades ou adquirir conhecimentos na área.

Olá! Como podemos te ajudar?