Especialização em Ludopedagogia

Modalidade

Pós Graduação EAD

Habilitação

Especialização

Duração

03 meses

Resolução MEC

A Especialização em Ludopegagogia tem como objetivo capacitar profissionais na utilização estratégica dos jogos como ferramenta educativa, promovendo o desenvolvimento integral das crianças. A Ludopedagogia visa enriquecer o ambiente de aprendizagem com atividades lúdicas e estimular a criatividade, a socialização e o raciocínio lógico. Além disso, o curso busca aprontar os profissionais para compreender a importância do brincar no processo educativo, contribuindo assim para um ensino mais eficaz e adaptado às necessidades e características das crianças das diferentes faixas etárias.  

Os profissionais especializados em Ludopegagogia, procuram um mercado diversificado e em expansão, podendo trabalhar na escola de educação infantil ao ensino fundamental, desenvolver estratégias de jogo para agregar valor ao ensino e à aprendizagem. Também há oportunidades em instalações recreativas, área de descanso infantil e empresas envolvidas na produção de jogos educativos. A Ludopedagogia também se aplica em ambientes de saúde, como hospitais infantis. Promovendo o processo de cura através de atividades lúdicas. Os profissionais podem estar envolvidos na criação de materiais didáticos ou trabalhar como consultores para orientar o ensino lúdico. O crescente valor da brincadeira no desenvolvimento infantil amplia as oportunidades para especialistas nesta área. 

O curso caracteriza-se por uma abordagem teórica e integrada. Oferece experiência na aplicação de estratégias baseadas em jogos no ensino e atenção à compreensão do desenvolvimento da criança, permitindo uma adaptação eficaz das práticas ao perfil de cada uma delas. Incorporar tecnologia educacional e jogos digitais amplia o escopo de atuação dos profissionais. A cooperação com instituições educacionais e recreativas complementa a formação prática. Uma abordagem interdisciplinar que combina ensino e brincadeira, cria uma visão holística do processo educacional. O curso também é continuamente atualizado para incluir as últimas tendências em aprendizagem baseada em jogos. Esses diferenciais prepararam os profissionais para enfrentar os desafios contemporâneos e inovar no campo da educação que enfatiza o brincar como foco principal. 

Mód.  01NEUROFISIOLOGIA DA APRENDIZAGEM E MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS36h
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA36h
DIDÁTICA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO36h
Mód.  02DESENVOLVIMENTO E COMPORTAMENTO MOTOR36h
PSICOMOTRICIDADE36h
PRÁTICA DE ENSINO: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO36h
LUDICIDADE NOS PROCESSOS PSICOPEDAGÓGICOS36h
Mód.  03ARTE DO CONTEXTO ESCOLAR36h
LÚDICO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL36h
ACESSIBILIDADE, METODOLOGIAS ATIVAS E ASSISTIVAS36h
C/H Total360h

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Público-alvo: A pós-graduação é voltada para profissionais com ensino superior de graduação completo, que desejam aperfeiçoar suas habilidades ou adquirir conhecimentos na área.

Olá! Como podemos te ajudar?