2ª Graduação em Filosofia

Modalidade

2ª Licenciatura

Habilitação

Licenciatura

Duração

1 ano

Resolução MEC

O curso de 2ª Licenciatura em Filosofia tem como objetivo qualificar profissionais para a docência, proporcionando formação pedagógica e específica na área de atuação. Com uma abordagem integrada entre teoria e prática, prepara docentes para atuar no ensino fundamental, médio e superior. Destinado a licenciados, o curso oferece uma formação rápida e eficaz, permitindo a ampliação das possibilidades profissionais na educação.

Os egressos da Segunda Licenciatura em Filosofia poderão lecionar em sua nova área de formação no ensino fundamental, médio e superior, ampliando suas possibilidades de atuação docente. Além do ensino, há oportunidades em coordenação pedagógica, desenvolvimento de conteúdos educacionais e formação de professores. O crescimento da educação digital e interdisciplinar também abre espaço para atuação em projetos educacionais inovadores, tanto em instituições públicas quanto privadas, além de iniciativas empreendedoras no setor educacional.

Diferenciais Competitivos:

· Dupla Formação Acadêmica – O profissional se destaca por possuir formação em duas áreas, o que amplia suas oportunidades de atuação e diferenciação no mercado educacional.

· Versatilidade e Maior Empregabilidade – A possibilidade de lecionar em diferentes disciplinas permite maior flexibilidade no mercado de trabalho, seja na educação básica, técnica ou superior.

· Atuação em Diferentes Contextos Educacionais – Além da docência, o profissional pode atuar na coordenação pedagógica, no desenvolvimento de materiais didáticos e em programas de capacitação docente, aproveitando a crescente demanda por profissionais com formação diversificada.

MóduloNome da DisciplinaCarga Horaria
1INTRODUÇÃO AO CURSO DE FILOSOFIA20
1POVO, CULTURA E RELIGIÃO70
1ESTÁGIO SUPERVISONADO EM FILOSOFIA400
1ACE - SUSTENTABILIDADE100
1FILOSOFIA GERAL70
1FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOS70
1HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA MEDIEVAL70
2PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I100
2METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA70
2LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS70
2ÉTICA E MORAL70
2TEORIA DO CONHECIMENTO70
3ACE - INCLUSÃO100
3LÓGICA70
3FILOSOFIA BRASILEIRA70
3FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA70
4PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II100
4FILOSOFIA CLÁSSICA ALEMÃ70
4FILOSOFIA POLÍTICA70
4SOCIOLOGIA POLÍTICA70
4FILOSOFIA DA ARTE70

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Olá! Como podemos te ajudar?