Especialização em A Educação Física e a Psicomotricidade

Modalidade

Pós Graduação EAD

Habilitação

Especialização

Duração

03 meses

Resolução MEC

A Especialização em Educação Física e a Psicomotricidade visa capacitar profissionais da área de Educação Física para atuar de forma inovadora, interdisciplinar e eficaz no desenvolvimento integral dos indivíduos, utilizando a Psicomotricidade como ferramenta de ensino e aprendizagem. Além de capacitar os profissionais para integrar eficientemente as práticas psicomotoras no contexto da educação física promovendo o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional, o curso também contribui para uma abordagem mais abrangente e inclusiva da educação física, fornecendo ferramentas para o diagnóstico precoce e intervenção de distúrbios psicomotores.  

O profissional formado em Especialização em Educação Física e Psicomotricidade possui um amplo campo de atuação, com oportunidades em diversos setores da sociedade. O mercado valoriza cada vez mais a integração entre a educação física e as aptidões psicomotoras, refletindo a busca por uma abordagem holística para o desenvolvimento das aptidões motoras e cognitivas.  As principais áreas de atuação são na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, Educação Superior, Clínicas e consultórios, Hospitais, Centros de Saúde, Esporte e Lazer, Clubes e academia, Organização de eventos esportivos e recreativos, Universidades e Centros de Pesquisa, etc.  

A Especialização em Educação Física e Psicomotricidade oferece aos profissionais da área a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e desenvolver as habilidades e competências necessárias para uma atuação profissional de sucesso. Ao integrar conhecimentos interdisciplinares, os profissionais podem fornecer abordagens inovadoras para apoiar de forma abrangente o desenvolvimento motor e cognitivo. A capacidade de adaptação às diferentes necessidades e a identificação precoce de dificuldades psicomotoras fazem com que esses profissionais se destaquem na promoção da educação inclusiva. Além disso, a competência na criação de ambientes educacionais inclusivos fortalece a prática profissional, garantindo que as intervenções atendam às necessidades específicas de cada aluno. Essas diferenças refletem a importância de uma formação que leve em conta a complexidade da relação entre corpo e mente no processo de aprendizagem.

Mód.  01 DIDÁTICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA36h
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR36h
LAZER E RECREAÇÃO36h
Mód.  02PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO36h
PSICOMOTRICIDADE ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS36h
DESENVOLVIMENTO DO COMPORTAMENTO MOTOR36h
PROCEDIMENTOS DE ENSINO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO36h
Mód.  03LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS36h
DESENVOLVIMENTO CURRICULAR E INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR36h
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA36h
C/H Total360h

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Público-alvo: A pós-graduação é voltada para profissionais com ensino superior de graduação completo, que desejam aperfeiçoar suas habilidades ou adquirir conhecimentos na área.

Olá! Como podemos te ajudar?