O curso Semipresencial oferece formação teórica e prática alinhada ao mercado, unindo flexibilidade do EAD à interação presencial. As disciplinas são realizadas no ambiente virtual de aprendizagem, com aulas gravadas, materiais de apoio e encontros ao vivo para debates e aprofundamento. Há aulas práticas em laboratórios no megapolo e ambientes profissionais, além de encontros presenciais previamente agendados para atividades vinculadas à profissão.
A metodologia utiliza estratégias ativas, integrando momentos online e presenciais, com tutoria e acompanhamento individual. Os cursos contemplam um calendário modular onde organiza aulas, práticas e avaliações, e um sistema de agendamento garante planejamento das atividades presenciais, como provas e aulas práticas. Professores qualificados e tutores especializados oferecem suporte acadêmico e técnico contínuo, assegurando qualidade e credibilidade ao processo formativo.
A licenciatura em Educação Artística, na modalidade EAD, possibilita a atuação como professor em escolas públicas ou privadas. O professor de artes visuais pode atuar na educação infantil, anos iniciais, anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. O Licenciado em Educação Artística também tem a opção de atuar como professor de ensino superior ou como coordenador de artes, para isto, o interessado deve fazer cursos de pós-graduação.
O curso de Artes da Unifatecie tem como objetivo geral a formação de docentes que por meio do domínio de conhecimentos, habilidades e atitudes profissionalmente adequadas e que possa atuar de forma criativa e eficiente nas áreas de ensino das artes. Vale ressaltar ainda que o Curso de Licenciatura em Artes de nossa instituição visa formar professores que exerçam suas atividades com competência e responsabilidade, constituindo-se como docentes/sujeitos capazes de promover ações educativas propulsoras de invenção no contexto do ensino das artes.
| INTRODUÇÃO AO CURSO DE ARTES | 
| FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E SUSTENTÁVEL | 
| PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 
| DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DOCENTE | 
| ESTÁGIO: PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO E AMBIENTAÇÃO EM CONTEXTO EDUCACIONAIS - ARTES | 
| CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 
| FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO | 
| POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 
| DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 
| PROCESSOS AVALIATIVOS | 
| EDUCAÇÃO E TRABALHO | 
| ESTÁGIO: PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO DIRIGIDA E APOIO À GESTÃO ESCOLAR - ARTES | 
| DIREITO EDUCACIONAL | 
| SOCIOLOGIA GERAL | 
| EIXOS INTEGRADOS DA PRÁTICA EDUCATIVA | 
| ACE - EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL | 
| PRÁTICA INTEGRADORA - GAMIFICAÇÃO NO ENSINO - ARTES | 
| PRODUÇÃO TEXTUAL | 
| EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA | 
| METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO | 
| ESTADO, POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO | 
| ACE - EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 
| PRÁTICA INTEGRADORA - APREDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP) - ARTES | 
| HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA | 
| FILOSOFIA GERAL | 
| ESTÁGIO: PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO ASSISTIDA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM - ARTES | 
| LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO DIGITAL E ENSINO HÍBRIDO | 
| EXPRESSÕES ARTÍSTICAS I | 
| TEATRO E EDUCAÇÃO | 
| SABERES TRANSVERSAIS PARA A DOCÊNCIA | 
| ACE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EDUCACIONAL | 
| PRÁTICA INTEGRADORA - ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS DIGITAIS - ARTES | 
| INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA COR | 
| FOTOGRAFIA | 
| LABORATÓRIO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CONTEXTO ESCOLAR | 
| EXPRESSÕES ARTÍSTICAS II | 
| HISTÓRIA DA ARTE: PRÉ-HISTÓRIA À ARTE GÓTICA | 
| ACE - CIDADANIA E DIVERSIDADE | 
| PRÁTICA INTEGRADORA - APRENDIZAGEM COOPERATIVA E CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIO - ARTES | 
| HISTÓRIA DA ARTE: RENASCIMENTO AO IMPRESSIONISMO | 
| MEIOS DE EXPRESSÃO | 
| LABORATÓRIO DE LIBRAS: COMUNICAÇÃO INCLUSIVA | 
| TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - ARTES | 
| METODOLOGIA DE PESQUISA E ESCRITA EM ARTES | 
| METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTE | 
| EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA: TEORIA E ATUALIDADE | 
| ESTÁGIO: PRÁTICAS DE REGÊNCIA, GESTÃO E PESQUISA NO ENSINO E APRENDIZAGEM - ARTES | 
| ACE - CULTURA E DIVERSIDADE | 
| PRÁTICA INTEGRADORA - SALA DE AULA INVERTIDA - ARTES | 
| DANÇA E MOVIMENTO | 
| ARTE E CULTURA INDIGENA E AFROBRASILEIRA | 
| LABORATÓRIO DE RETÓRICA, ORATÓRIA E COMUNICAÇÃO EFICAZ | 
| ARTE BRASILEIRA E FOLCLORE | 
| FILOSOFIA DA ARTE | 
| ACE - VOLUNTARIADO SOCIAL | 
| PRÁTICA INTEGRADORA - RETÓRICA E ORATÓRIA - ARTES | 
| CURADORIA E MUSEOLOGIA | 
| TÉCNICAS E PESQUISAS DE PINTURA | 
| ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES | 
"A matriz curricular pode ser alterada a qualquer momento para atender a atualizações acadêmicas ou exigências legais."
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.
 
 
 
