Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

Modalidade

Pós Graduação EAD

Habilitação

Especialização

Duração

1 ano

Resolução MEC

A Engenharia de Segurança do Trabalho é uma área fundamental para a preservação da vida e da saúde dos trabalhadores em diversos setores da economia. O profissional de Engenharia de Segurança do Trabalho é responsável por identificar, avaliar e controlar os riscos presentes no ambiente de trabalho, propondo medidas para prevenir acidentes e doenças ocupacionais. Nesse sentido, a Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho oferece aos alunos a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e desenvolver as habilidades e competências necessárias para uma atuação de excelência nesse campo desafiador e de grande relevância social. 

O mercado de trabalho para profissionais especializados em Engenharia de Segurança do Trabalho é extremamente promissor e dinâmico, com alta demanda por profissionais qualificados. O profissional possui um amplo campo de atuação, podendo trabalhar em diversos setores da economia, tanto na iniciativa privada quanto no setor público.

As principais áreas de atuação são: 

  • Empresas de construção civil: responsável pela elaboração e implementação do Plano de Segurança do Trabalho (PST), análise de riscos ocupacionais, acompanhamento de obras e emissão de laudos técnicos. 
  • Indústrias em geral: atuação na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, análise de riscos, elaboração de programas de segurança e saúde no trabalho, investigação de acidentes e emissão de laudos técnicos. 
  • Empresas de comércio e serviços: responsável pela implementação de medidas de segurança no trabalho, análise de riscos ocupacionais, elaboração de programas de segurança e saúde no trabalho e investigação de acidentes. 
  • Ministério do Trabalho e Previdência: atuação na fiscalização de empresas, elaboração de normas e políticas públicas de segurança do trabalho. 
  • Secretarias de Estado e Municipais de Trabalho: atuação na fiscalização de empresas, elaboração de normas e políticas públicas de segurança do trabalho. 
  • Empresas de consultoria e assessoria em segurança do trabalho: prestação de serviços de consultoria e assessoria para empresas de diferentes portes e setores. 
  • Instituições de ensino superior: atuação como professor em cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. 
  • Centros de pesquisa: desenvolvimento de pesquisas na área de segurança do trabalho. 
  • ONGs e instituições que atuam na área de segurança do trabalho: desenvolvimento de projetos e ações de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. 

Outras áreas de atuação: 

  • Mineração: responsável pela segurança dos trabalhadores em minas e pedreiras. 
  • Agricultura: atuação na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais no setor agrícola. 
  • Setor de transporte: responsável pela segurança dos trabalhadores em empresas de transporte. 
  • Setor de energia: atuação na segurança dos trabalhadores em empresas de energia. 

A Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho se destaca por oferecer aos profissionais a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e desenvolver as habilidades e competências necessárias para uma carreira de sucesso nesse mercado promissor. Além de ser uma área de conhecimento que oferece diversos diferenciais competitivos, dentre os principais, destacam-se: 

  • Conhecimentos técnicos e práticos: o curso de especialização em engenharia de segurança do trabalho fornece aos alunos uma sólida base de conhecimentos técnicos e práticos sobre a área. Isso inclui conhecimentos sobre legislação, ergonomia, higiene ocupacional, segurança do trabalho em máquinas e equipamentos, espaços confinados, altura, eletricidade, incêndios e sistemas de gestão de segurança e saúde ocupacional. 
  • Capacidade de análise e solução de problemas: o curso também desenvolve nos alunos a capacidade de analisar e solucionar problemas relacionados à segurança do trabalho. Isso é essencial para que os profissionais possam identificar e mitigar riscos, e garantir a segurança dos trabalhadores. 
  • Competências interpessoais: além dos conhecimentos técnicos e práticos, o curso também desenvolve nos alunos competências interpessoais essenciais para o sucesso profissional, como comunicação, liderança e trabalho em equipe. 

Esses diferenciais tornam os profissionais formados em engenharia de segurança do trabalho altamente qualificados e demandados pelo mercado de trabalho. As empresas estão cada vez mais buscando profissionais qualificados nesta área para garantir a segurança de seus trabalhadores e evitar acidentes e doenças ocupacionais. 

 

Mód. 01INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO20h
LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS20h
Mód. 02PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES80h
ERGONOMIA NO TRABALHO30h
Mód. 03PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E EXPLOSÕES60h
GERÊNCIA DE RISCOS60h
Mód. 04O AMBIENTE E AS DOENÇAS DO TRABALHO50h
PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE45h
Mód. 05ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENGENHARIA DE SEGURANÇA30h
OPTATIVA: SEGURANÇA NO TRABALHO OFF SHORE50h
Mód. 06PSICOLOGIA NA ENGENHARIA DE SEGURANÇA, COMUNICAÇÃO E TREINAMENTO15h
HIGIENE DO TRABALHO140h
ATIVIDADE PRÁTICA70h
C/H Total670h

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Público-alvo: A pós-graduação é voltada para profissionais com ensino superior de graduação completo, que desejam aperfeiçoar suas habilidades ou adquirir conhecimentos na área.

Olá! Como podemos te ajudar?