A Física é umas matérias da área de exatas que está relacionadas com vários assuntos e está centralizada no setor de evolução científica e tecnológica da sociedade, buscando realizar pesquisas sobre os fenômenos naturais.
O curso possibilita a formação de profissionais capazes de lecionar em ensino, médio, superior e cursos técnicos.
Com relação às áreas de atuação do docente de Física, cabe comentar que há uma multiplicidade de campos, como, por exemplo, atuar:
- Atuando como professor do ensino médio e superior;
- Em empresas que necessitam de um espaço tecnológico para seus funcionários;
- Como pesquisador;
- Como laboratorialista;
- Na criação e organização de eventos científicos;
- Criação de materiais didáticos;
- Avaliador em revistas e bancas científicas;
O curso de Licenciatura em Física tem como objetivo formar um docente com total capacidade de envolver-se em qualquer área de aplicação da Física.
- Formar profissionais íntegros e comprometidos com a transformação da comunidade.
- Capacitar o profissional para uma visão crítica e criativa da educação, interagindo com equipes Inter e Multidisciplinares.
- Atuar, integrando-se com os demais Cursos da UniFatecie, na sociedade, através de suas atividades de extensão, de pesquisa e atenção ao indivíduo, família na sua comunidade.
- Atender as necessidades de ensino na graduação, pesquisa e extensão visando garantir a qualidade na formação de recursos humanos de acordo com as políticas institucionais nas áreas de educação vigentes.
- Executar atividades de Física com habilidade, embasado no conhecimento científico.
- Coordenar atividades educacionais, identificando demandas e propondo ações para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem.
- Organizar, implementar e avaliar programas de capacitação do pessoal de Física sob sua responsabilidade.
- Assegurar no seu relacionamento interpessoal, a individualidade e o caráter humano dos alunos, defendendo sua integridade, privacidade e seus direitos.
- Desenvolver e participar da realização de pesquisas no campo da Física.
- Analisar criticamente a realidade da educação e seus determinantes, propondo ações de superação, propiciando condições para o desenvolvimento da criação coletiva.
- Desenvolver um trabalho integrado com a equipe da escola, colaborando para o desenvolvimento da assistência multidisciplinar.
- Articular a docência e a educação como relações inseparáveis no cotidiano de seu trabalho, otimizando recursos sociais e pessoais.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO |
MÉTODOS QUANTITATIVOS MATEMÁTICOS |
FÍSICA BÁSICA |
ACE - ATIVIDADE CURICULAR EXTENSIONISTAS - SUSTENTABILIDADE |
INTRODUÇÃO AO CURSO DE LICENCATURA EM FÍSICA |
FÍSICA: ESTÁTICA E CINEMÁTICA |
CÁLCULO |
QUÍMICA GERAL |
ALGORITMO E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
FÍSICA: ELETROMAGNETISMO, ÓTICA E TERMODINÂMICA |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I |
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO |
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR E VETORIAL |
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO |
FÍSICA MODERNA |
ACE - ATIVIDADE CURICULAR EXTENSIONISTAS - INCLUSÃO |
HISTÓRIA DA FÍSICA |
CÁLCULO NUMÉRICO |
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
CÁLCULO AVANÇADO |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II |
MÉTODOS MATEMÁTICOS APLICADOS A FÍSICA |
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO |
MECÂNICA CLÁSSICA |
PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA |
ACE - ATIVIDADE CURICULAR EXTENSIONISTAS - CULTURA |
ESTATÍSTICA |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS |
ELETROMAGNETISMO: FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES |
DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III |
INTRODUÇÃO A MECÂNICA ESTATÍSTICA |
MECÂNICA QUÂNTICA |
TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV |
ACE - ATIVIDADE CURICULAR EXTENSIONISTAS - VOLUNTARIADO |
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.