O curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Libras da UniFatecie visa formar professores capacitados para lecionar a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A licenciatura EAD em Letras – Libras apresenta práticas educativas para o ensino da língua brasileira de sinais, visando à inclusão de pessoas com deficiência auditiva na educação. Entre os diferenciais do curso está à flexibilidade oferecida pela modalidade à distância.
O curso prepara o profissional para atuar como professor da Língua Portuguesa e da Língua Brasileira de Sinais – Libras, nas Séries Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e na Educação Superior.
O egresso do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Libras poderão atuar na área da Educação, tanto para o ensino bilíngue quanto para melhorar no relacionamento entre os alunos surdos e ouvintes. Para esta função o profissional deve possuir uma experiência com o exercício da docência, tanto para as pessoas surdas quanto para os ouvintes. Professor da Língua Brasileira de Sinais em ensino fundamental e médio e no Ensino Superior.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL |
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL |
FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA LEITURA |
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO |
LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA |
LINGUA PORTUGUESA FONÉTICA E FONOLOGIA |
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I |
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS |
LINGUÍSTICA I |
DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM |
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO (com libras) |
LIBRAS I |
LITERATURA INFANTO JUVENIL |
CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II |
HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA LITERATURA SURDA |
LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE E SEMÂNTICA |
DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA |
NEUROPSICOPEDAGOGIA |
LITERATURA PORTUGUESA |
PRÁTICA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM CONTEXTO BILÍNGUE |
A DEFINIR |
ACESSIBILIDADE, METODOLOGIAS ATIVAS E ASSISTIVAS |
LITERATURA BRASILEIRA |
LIBRAS II |
LIBRAS III |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III |
LINGUÍSTICA III |
TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS |
LIBRAS IV |
A DEFINIR |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV |
TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.