A Especialização em Psicopedagogia e Práticas Educacionais tem como objetivo formar profissionais capacitados para compreender e intervir nos processos de aprendizagem, utilizando técnicas e estratégias psicopedagógicas para identificar e superar dificuldades educativas, promovendo o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos em diferentes contextos educacionais. O programa aprofunda o conhecimento sobre as teorias da aprendizagem, o desenvolvimento cognitivo e as diferentes formas de aprender, além de promover a inclusão escolar através de temas como a educação inclusiva, a diversidade e as necessidades educacionais especiais.
O mercado de trabalho para profissionais com Especialização em Psicopedagogia e Práticas Educacionais tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos. A crescente demanda por educação de qualidade, a busca por soluções para dificuldades de aprendizagem e a valorização da inclusão educacional têm impulsionado a necessidade de profissionais qualificados nessa área. As principais áreas de atuação incluem:
- Escolas, em funções de Psicopedagogos que realizam diagnóstico e intervenção em casos de dificuldades de aprendizagem, acompanham o desenvolvimento dos alunos, oferecem orientação aos professores e famílias; de Orientadores Educacionais que atuam na orientação escolar, promovendo o bem-estar dos alunos e a construção de um ambiente de aprendizagem favorável e como Coordenadores Pedagógicos em as ações pedagógicas da escola, promovendo a melhoria contínua do processo de ensino-aprendizagem.
- Clínicas, através do atendimento individualizado, realizando diagnóstico e tratamento de dificuldades de aprendizagem e no atendimento familiar, orientando e prestando suporte às famílias de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem.
- Hospitais e Centros de Reabilitação, no atendimento a pacientes com dificuldades de aprendizagem decorrentes de condições neurológicas ou outras.
A Especialização em Psicopedagogia e Práticas Educacionais se destaca por proporcionar uma formação abrangente que integra teoria e prática, preparando profissionais para atuar de forma eficaz na identificação e intervenção em dificuldades de aprendizagem. Além disso, oferece ferramentas inovadoras para promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos, valorizando uma abordagem inclusiva e adaptada às necessidades individuais em diversos contextos educacionais.
Mód. 01 | PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 38h |
CURRÍCULO E APRENDIZAGEM | 38h | |
Mód. 02 | EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS | 38h |
DIDÁTICA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 38h | |
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 38h | |
Mód. 03 | EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA | 38h |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL | 38h | |
Mód. 04 | ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | 38h |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA | 38h | |
GESTÃO EDUCACIONAL | 38h | |
C/H Total | 380h |
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.
Público-alvo: A pós-graduação é voltada para profissionais com ensino superior de graduação completo, que desejam aperfeiçoar suas habilidades ou adquirir conhecimentos na área.