Gestão de Recursos Humanos [EAD]

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Tecnólogo

Duração

2 anos

Resolução MEC

Formar profissionais com visão sistêmica, que atuem de forma ética e proativa, proporcionando um olhar estratégico que lhe permita atuar nas áreas de Recursos Humanos nas organizações.

O mercado de trabalho para o profissional em gestão de Recursos Humanos é amplo, pois a maioria das empresas possui esse setor e precisa de um profissional ou uma equipe responsável por contratar, demitir, treinar e avaliar os colaboradores, entre outras funções.

Atualmente, essa função tem sido ainda mais valorizada, porque as empresas têm compreendido, cada vez mais, a necessidade de ter profissionais comprometidos e satisfeitos para garantir o sucesso das atividades.

Com o curso de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, o egresso estará capacitado para entrar no mercado de trabalho e atuar ajudando a empresa a alcançar seus objetivos e garantindo qualidade de vida para os trabalhadores.

Na linha do tempo do RH, as funções burocráticas ficaram para trás. Se antes a gestão de pessoas apenas cuidava do controle de ponto, demissões e contratações, atualmente ele é protagonista nas empresas e deve ter o seu lugar na mesa de decisões do negócio. Seu papel hoje é estratégico, ligado ao desenvolvimento humano e à potencialização de competências e de resultados.

A concepção do curso permite comodidade ao acesso do conteúdo completo com recursos de multimídia em Ambiente Virtual, além do suporte integral de uma tutoria especializada (professores, orientadores, coordenadores), biblioteca virtual com vasto acervo de diversas áreas do conhecimento, plantões interativos e via e-mail exclusivo da graduação EaD. A proposta inovadora sob o ponto de vista educacional e tecnológico vem ao encontro da tendência mundial de universalização, socialização e acessibilidade total ao ensino e aprendizagem, bem como ao encontro da necessidade de um cidadão que busca o conhecimento e crescimento profissional. O curso em questão é dotado de um formato flexível e adaptado às necessidades e disponibilidade do aluno, em que cada uma passa a ser gestor de sua própria carreira.

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

METODOLOGIA DE ENSINO CURSOS DE GRADUAÇÃO EAD

O curso de graduação ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD) adota uma abordagem metodológica híbrida com 10% de sua carga horária presencial. Esta metodologia, flexível e inovadora, é centrada na aprendizagem ativa do estudante. Todas as atividades foram estruturadas em conformidade com a nova legislação vigente (Decreto nº 12.456/2025), e estão em processo de implantação gradual nos próximos dois anos. O Curso de graduação EAD da UniFatecie contempla múltiplas estratégias de ensino-aprendizagem, articuladas entre ambientes virtuais, atividades presenciais e vivências educacionais na localidade do aluno.

A metodologia está organizada nos seguintes eixos:

1. Disciplinas Assíncronas

A maior parte da carga horária são de disciplinas assíncronas as quais são ofertadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com acesso a videoaulas gravadas, conteúdos digitais interativos, atividades formativas e avaliativas. O estudante tem autonomia para organizar seu ritmo de estudo dentro dos prazos definidos no calendário acadêmico, promovendo flexibilidade e protagonismo na construção do conhecimento. As atividades são acompanhadas por tutores e professores responsáveis que asseguram o suporte pedagógico e a mediação didática. Essas atividades compõem a carga horária definida no Projeto Pedagógico do Curso e se articulam com momentos presenciais ou síncronos, em conformidade com o novo marco regulatório da Educação a Distância.

2. Disciplinas Síncronas

As disciplinas com 100% de carga horária síncrona ocorrem em tempo real por meio de plataforma digital, com encontros virtuais ao vivo entre professores e estudantes. Nesses momentos, são desenvolvidas exposições dialogadas, resolução de problemas, estudos de caso, dinâmicas de grupo e outras práticas interativas que favorecem a participação ativa e a construção coletiva do saber.

Para assegurar a qualidade dessas interações, organizamos cada turma de atividades síncronas mediadas por professor ou mediador pedagógico, conforme estabelece o novo marco regulatório da Educação a Distância, permitindo acompanhamento mais próximo e maior efetividade no processo de aprendizagem.

3. Projetos Integradores

Os Projetos Integradores são disciplinas realizadas de forma síncrona e buscam promover a articulação entre teoria e prática a partir da realidade do aluno. Cada projeto é vinculado a uma temática interdisciplinar e exige a execução de atividades de campo na cidade, bairro, comunidade ou ambiente de trabalho do estudante. Estas ações são planejadas com base em problemas reais e são documentadas por meio de relatórios, registros audiovisuais e reflexões críticas.

4. Atividades de Extensão

Em consonância com a Resolução CNE/CES nº 7/2018 e com o novo marco do EaD, o curso dedica 10% de sua carga horária total às atividades de extensão. Essas ações são realizadas presencialmente pelo estudante junto à comunidade local em que reside, promovendo a troca de saberes e a responsabilidade social. As atividades contam com orientação de professores e envolvem projetos de intervenção, oficinas, campanhas educativas, entre outros, sendo registradas em relatórios e avaliados institucionalmente.

5. Avaliações Presenciais

Cada componente curricular obrigatório possui avaliação presencial ao final de seu ciclo a cada dez semanas. As provas são aplicadas em polos de apoio presencial previamente definidos pelo aluno, assegurando a integridade e a validade dos processos avaliativos, conforme exigido pela nova regulamentação. O cronograma de avaliações é divulgado com antecedência e os alunos recebem orientações para seu comparecimento. As avaliações estão sendo gradualmente implantadas com abrangência total prevista a partir de abril 2026. As provas serão realizadas trimestralmente.

6. Implantação Gradual

Toda a estrutura metodológica está sendo implantada em consonância com as diretrizes do Decreto nº 12.456/2025 e da Portaria MEC nº 381/2025. O processo de implantação será realizado gradualmente até maio de 2027, sendo que todas as atualizações são informadas previamente aos estudantes.

 

Resumo Simplificado:

Disciplinas Assíncronas e Síncronas

No 1º módulo do curso, os estudantes terão aulas síncronas e atividades realizadas de forma remota. Não haverá prova presencial, pois este é um módulo introdutório de acolhimento, que acontecerá de 15/09/2025 a 02/04/2026.

Todos os módulos contarão com duas disciplinas assíncronas. Além disso:

· Nos módulos 01 e 05 iniciam-se as disciplinas síncronas anuais, que se estenderão durante todo o ano letivo.

· No módulo 05 haverá disciplina síncrona modular, além das duas assíncronas.

Prova Presencial

A partir do módulo 2-2026 as provas serão realizadas presencialmente nos polos e mega polos.

Estágio Supervisionado

Não se aplica.

Atividades de Extensão

Serão realizadas nos módulos 06 e 08 respectivamente nas disciplinas de ACE Sustentabilidade e ACE Inclusão.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Não se aplica.

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