O curso a distância de licenciatura em Filosofia - EAD visa formar professores capacitados para lecionar na educação básica, garantindo uma sólida formação de conteúdos na área da filosofia, habilitandos com competência para a prática pedagógica, e que sejam capazes de atuar como mediadores, incentivadores e avaliadores, orientando-se em valores políticos e éticos, estimulando-os à pesquisa e ao autoaperfeiçoamento de modo a contribuir para a melhoria da Educação. A licenciatura EAD em Filosofia fornece ferramentas necessárias para formar professores para trabalhar no ensino superior ou coordenador de filosofia, sendo que para estes cargos, o interessado deve fazer cursos de pós-graduação. Entre os diferenciais do curso está a flexibilidade oferecida pela modalidade a distância.
Provas: você realiza prova das disciplinas a cada semestre as quais são realizadas no seu polo de apoio.
A licenciatura em Filosofia, na modalidade EAD, possibilita a atuação como professor no ensino médio, em escolas públicas e particulares. O Licenciado em Filosofia também tem a opção de atuar em outros setores do mercado que absorvem profissionais com diploma do curso de Filosofia, como instituições educacionais que desenvolvem a Filosofia desde os anos iniciais. O profissional também pode desenvolver estudos acadêmicos a das áreas de lógica, filosofa da ciência, ética, estética, filosofa da arte ou da política, entre outros. O Licenciado também tem a opção de trabalhar como professor de ensino superior ou coordenador de filosofia desde que tenha cursos de pós-graduação.
Capacitar o aluno a atuar no exercício do magistério nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e ao mesmo tempo, dotá-lo de instrumental teórico-metodológico necessário ao desenvolvimento da pesquisa. Neste sentido, busca-se formar profissionais autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar, realizar e avaliar ações educacionais em várias instâncias e níveis. Ainda, tem como objetivo valorizar a iniciação cientifica e a extensão, promover ações em prol da construção de uma cidadania ativa e crítica. Criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área da docência em filosofia em prol de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea.
INTRODUÇÃO AO CURSO DE FILOSOFIA | 70 |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 70 |
ACE - SUSTENTABILIDADE | 100 |
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 70 |
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO | 70 |
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO | 70 |
SOCIOLOGIA GERAL | 70 |
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 70 |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I | 100 |
DIDÁTICA E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 70 |
CURRÍCULO E APRENDIZAGEM | 70 |
METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA | 70 |
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA E MEDIEVAL | 70 |
ACE - INCLUSÃO | 100 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA I - FILOSOFIA | 70 |
FILOSOFIA POLÍTICA | 70 |
FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOS | 70 |
POVO, CULTURA E RELIGIÃO | 70 |
FILOSOFIA DA ARTE | 70 |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II | 100 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA II - FILOSOFIA | 70 |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 70 |
FILOSOFIA GERAL | 70 |
ÉTICA E MORAL | 70 |
TEORIA DO CONHECIMENTO | 70 |
ACE - CULTURAL | 100 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA III - FILOSOFIA | 70 |
LÓGICA | 70 |
PROJETOS EDUCATIVOS PARA DIREITOS HUMANOS | 70 |
FILOSOFIA BRASILEIRA | 70 |
FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA | 70 |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III | 100 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA IV - FILOSOFIA | 70 |
FILOSOFIA CLÁSSICA ALEMÃ | 70 |
PROCESSOS AVALIATIVOS | 70 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM FILOSOFIA | 70 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FILOSOFIA | 400 |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV | 100 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA V - FILOSOFIA | 70 |
ACE - VOLUNTARIADO | 100 |
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES | 100 |
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.


METODOLOGIA DE ENSINO DOS CURSOS DE LICENCIATURA SEMIPRESENCIAIS
Os cursos de licenciatura ofertados na modalidade semipresencial pela UniFatecie adotam uma abordagem metodológica híbrida, conforme previsto na Resolução CNE/CP nº 4, de 29 de maio de 2024 e no Decreto nº 12.456 de 2025. A proposta metodológica contempla 50% da carga horária total com atividades presenciais obrigatórias, distribuídas ao longo de todo o curso, e integra o estágio supervisionado desde o primeiro semestre, proporcionando ao licenciando uma formação sólida, prática e alinhada às demandas contemporâneas da docência. A metodologia é centrada na aprendizagem ativa do estudante, promovendo a articulação entre teoria e prática, entre saberes acadêmicos e saberes escolares, e entre experiências mediadas por tecnologias e vivências presenciais no território do aluno.
O curso está estruturado nos seguintes eixos:
- Disciplinas Assíncronas
Parte das disciplinas do curso são ofertadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com conteúdos digitais, videoaulas gravadas, leituras e atividades formativas e avaliativas. O estudante organiza seu ritmo de estudo conforme o calendário acadêmico e conta com acompanhamento de tutores e professores responsáveis que garantem mediação pedagógica qualificada. Essas atividades compõem a carga horária definida no Projeto Pedagógico do Curso e se articulam com momentos presenciais ou síncronos, em conformidade com o novo marco regulatório da Educação a Distância.
- Disciplinas Síncronas
As disciplinas síncronas ocorrem em tempo real por meio de plataforma digital, com encontros virtuais ao vivo entre professores e estudantes. Nesses momentos, são desenvolvidas exposições dialogadas, resolução de problemas, estudos de caso, dinâmicas de grupo e outras práticas interativas que favorecem a participação ativa e a construção coletiva do saber.
Para assegurar a qualidade dessas interações, organizamos cada turma de atividades síncronas mediadas por professor ou mediador pedagógico, conforme estabelece o novo marco regulatório da Educação a Distância, permitindo acompanhamento mais próximo e maior efetividade no processo de aprendizagem.
- Estágio Supervisionado desde o 1º Semestre
Em atendimento à Resolução CNE/CP nº 4/2024, os cursos de licenciatura da UniFatecie iniciam o estágio supervisionado a partir do primeiro semestre. O estágio ocorre em escolas de educação básica reconhecidas, preferencialmente situadas na comunidade onde o aluno reside. As atividades de observação, regência, intervenção pedagógica e gestão escolar são orientadas por docentes da instituição e por professores das escolas-campo, promovendo o vínculo contínuo entre formação acadêmica e realidade escolar. O estágio desenvolve-se de forma progressiva e articulada ao currículo até o final do curso.
- Projetos Integradores e Práticas de Ensino
Os Projetos Integradores e demais práticas de ensino são disciplinas organizadas em torno de temas interdisciplinares e contextos educativos reais. São desenvolvidos ao longo do curso com o objetivo de articular conteúdos curriculares e experiências vivenciadas nas escolas, comunidades e polos. Essas práticas incentivam o estudante a refletir criticamente sobre a realidade educacional e propor soluções pedagógicas inovadoras, alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum para a Formação de Professores (BNC-Formação).
- Atividades de Extensão
Em consonância com a Resolução CNE/CES nº 7/2018, atividades curriculares extensionistas (ACEs) são disciplinas que contemplam 10% da carga horária do curso é são destinadas as atividades de extensão, que são realizadas presencialmente em articulação com as comunidades locais. Essas ações envolvem projetos de intervenção, formação continuada, práticas culturais e ações educativas vinculadas às escolas e instituições parceiras, com orientação docente e registro institucional.
- Avaliações Presenciais
Cada componente curricular obrigatório prevê avaliações presenciais periódicas, realizadas a cada dez semanas, nos polos de apoio presencial. As avaliações têm por objetivo assegurar a integridade acadêmica, a verificação da aprendizagem e o cumprimento dos requisitos legais do curso. As avaliações estão sendo gradualmente implantadas com abrangência total prevista a partir de abril 2026. As provas serão realizadas trimestralmente.
- Implantação e Adequação Gradual
Toda a metodologia de ensino está em processo de adequação gradual até maio de 2027, conforme a regulamentação vigente, incluindo o novo marco da EaD (Decreto nº 12.456/2025), a Portaria MEC nº 381/2025 e a Resolução CNE/CP nº 4/2024. A UniFatecie assegura que todas as atualizações pedagógicas, regulatórias e operacionais sejam comunicadas previamente aos estudantes e aplicadas com responsabilidade acadêmica.
- Trabalho de Conclusão de Curso
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória que visa desenvolver a autonomia intelectual, a capacidade investigativa e o pensamento crítico do estudante. Na UniFatecie o TCC é realizado no último ano do curso sob orientação docente. As regras para realização do TCC são dispostas na disciplina do Curso e sua elaboração ocorre ao longo de dois semestres, com acompanhamento sistemático e avaliação que assegura a qualidade acadêmica e compromisso ético.
Resumo Simplificado:
Disciplinas Assíncronas e Síncronas
No 1º módulo do curso, os estudantes terão aulas síncronas e atividades realizadas de forma remota. Não haverá prova presencial, pois este é um módulo introdutório de acolhimento, que acontecerá de 15/09/2025 a 02/04/2026.
Todos os módulos contarão com duas disciplinas assíncronas.
Além disso:
- Nos módulos 01, 05, 09 e 13 iniciam-se as disciplinas síncronas anuais, que se estenderão durante todo o ano letivo.
- Nos módulos 09, 11, 13 e 15 haverá disciplinas síncronas modulares, além das duas assíncronas.
Estágio Supervisionado desde o 1º Semestre
A partir do 2º módulo, iniciam-se os estágios supervisionados, inicialmente com carga horária reduzida, voltados para práticas de observação e visitas a escolas.
Também a partir deste módulo, passam a ocorrer as provas presenciais nos polos e megapolos. O início está previsto para a segunda quinzena de abril/2026.
Os demais estágios ocorrerão nos módulos 05, 09 e 13.
Projetos Integradores, Práticas de Ensino e Atividades de Extensão
No 6º módulo, terá início a realização das Atividades Curriculares de Extensão (ACE), juntamente com a primeira prática presencial obrigatória, na disciplina de Projeto Integrador. Essas atividades serão realizadas nos polos e megapolos, com previsão para o 2º módulo de 2027.
As disciplinas de Projeto Integrador (presencial) ocorrerão nos módulos 06, 08, 10, 12, 14 e 16.
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
A disciplina de TCC será ofertada a partir do 13º módulo, no 1º módulo de 2029.