O curso Semipresencial oferece formação teórica e prática alinhada ao mercado, unindo flexibilidade do EAD à interação presencial. As disciplinas são realizadas no ambiente virtual de aprendizagem, com aulas gravadas, materiais de apoio e encontros ao vivo para debates e aprofundamento. Há aulas práticas em laboratórios no megapolo e ambientes profissionais, além de encontros presenciais previamente agendados para atividades vinculadas à profissão.
A metodologia utiliza estratégias ativas, integrando momentos online e presenciais, com tutoria e acompanhamento individual. Os cursos contemplam um calendário modular onde organiza aulas, práticas e avaliações, e um sistema de agendamento garante planejamento das atividades presenciais, como provas e aulas práticas. Professores qualificados e tutores especializados oferecem suporte acadêmico e técnico contínuo, assegurando qualidade e credibilidade ao processo formativo.
A licenciatura em Filosofia, na modalidade EAD, possibilita a atuação como professor no ensino médio, em escolas públicas e particulares. O Licenciado em Filosofia também tem a opção de atuar em outros setores do mercado que absorvem profissionais com diploma do curso de Filosofia, como instituições educacionais que desenvolvem a Filosofia desde os anos iniciais. O profissional também pode desenvolver estudos acadêmicos a das áreas de lógica, filosofa da ciência, ética, estética, filosofa da arte ou da política, entre outros. O Licenciado também tem a opção de trabalhar como professor de ensino superior ou coordenador de filosofia desde que tenha cursos de pós-graduação.
Capacitar o aluno a atuar no exercício do magistério nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e ao mesmo tempo, dotá-lo de instrumental teórico-metodológico necessário ao desenvolvimento da pesquisa. Neste sentido, busca-se formar profissionais autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar, realizar e avaliar ações educacionais em várias instâncias e níveis. Ainda, tem como objetivo valorizar a iniciação cientifica e a extensão, promover ações em prol da construção de uma cidadania ativa e crítica. Criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área da docência em filosofia em prol de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea.
| INTRODUÇÃO AO CURSO DE FILOSOFIA |
| FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E SUSTENTÁVEL |
| PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
| DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DOCENTE |
| ESTÁGIO: PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO E AMBIENTAÇÃO EM CONTEXTO EDUCACIONAIS - FILOSOFIA |
| CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM |
| FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO |
| POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
| DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
| PROCESSOS AVALIATIVOS |
| EDUCAÇÃO E TRABALHO |
| ESTÁGIO: PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO DIRIGIDA E APOIO À GESTÃO ESCOLAR - FILOSOFIA |
| DIREITO EDUCACIONAL |
| SOCIOLOGIA GERAL |
| EIXOS INTEGRADOS DA PRÁTICA EDUCATIVA |
| EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA |
| ACE - EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL |
| PRÁTICA INTEGRADORA - GAMIFICAÇÃO NO ENSINO - FILOSOFIA |
| PRODUÇÃO TEXTUAL |
| METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO |
| ESTADO, POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO |
| ACE - EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
| PRÁTICA INTEGRADORA - APREDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP) - FILOSOFIA |
| HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
| FILOSOFIA GERAL |
| ESTÁGIO: PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO ASSISTIDA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM - FILOSOFIA |
| LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO DIGITAL E ENSINO HÍBRIDO |
| ÉTICA E MORAL |
| POVO, CULTURA E RELIGIÃO |
| SABERES TRANSVERSAIS PARA A DOCÊNCIA |
| ACE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EDUCACIONAL |
| PRÁTICA INTEGRADORA - ENSINO HÍBRIDO E METODOLOGIAS ATIVAS DIGITAIS - FILOSOFIA |
| TEORIA DO CONHECIMENTO |
| LÓGICA |
| LABORATÓRIO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CONTEXTO ESCOLAR |
| PROJETOS EDUCATIVOS PARA DIREITOS HUMANOS |
| FILOSOFIA DA ARTE |
| ACE - CIDADANIA E DIVERSIDADE |
| PRÁTICA INTEGRADORA - APRENDIZAGEM COOPERATIVA E CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIO - FILOSOFIA |
| FILOSOFIA DA RELIGIÃO |
| FILOSOFIA AFRICANA |
| LABORATÓRIO DE LIBRAS: COMUNICAÇÃO INCLUSIVA |
| TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - FILOSOFIA |
| FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA |
| METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA |
| EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA: TEORIA E ATUALIDADE |
| ESTÁGIO: PRÁTICAS DE REGÊNCIA, GESTÃO E PESQUISA NO ENSINO E APRENDIZAGEM - FILOSOFIA |
| ACE - CULTURA E DIVERSIDADE |
| PRÁTICA INTEGRADORA - SALA DE AULA INVERTIDA - FILOSOFIA |
| FILOSOFIA BRASILEIRA |
| FILOSOFIA DA AMÉRICA LATINA |
| LABORATÓRIO DE RETÓRICA, ORATÓRIA E COMUNICAÇÃO EFICAZ |
| HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA E MEDIEVAL |
| FILOSOFIA POLÍTICA |
| ACE - VOLUNTARIADO SOCIAL |
| PRÁTICA INTEGRADORA - RETÓRICA E ORATÓRIA - FILOSOFIA |
| FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOS |
| FILOSOFIA CLÁSSICA ALEMÃ |
| ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES |
"A matriz curricular pode ser alterada a qualquer momento para atender a atualizações acadêmicas ou exigências legais." *A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.