O curso a distância de licenciatura em Filosofia - EAD visa formar professores capacitados para lecionar na educação básica, garantindo uma sólida formação de conteúdos na área da filosofia, habilitandos com competência para a prática pedagógica, e que sejam capazes de atuar como mediadores, incentivadores e avaliadores, orientando-se em valores políticos e éticos, estimulando-os à pesquisa e ao autoaperfeiçoamento de modo a contribuir para a melhoria da Educação. A licenciatura EAD em Filosofia fornece ferramentas necessárias para formar professores para trabalhar no ensino superior ou coordenador de filosofia, sendo que para estes cargos, o interessado deve fazer cursos de pós-graduação. Entre os diferenciais do curso está a flexibilidade oferecida pela modalidade a distância.
Provas: você realiza prova das disciplinas a cada semestre as quais são realizadas no seu polo de apoio.
A licenciatura em Filosofia, na modalidade EAD, possibilita a atuação como professor no ensino médio, em escolas públicas e particulares. O Licenciado em Filosofia também tem a opção de atuar em outros setores do mercado que absorvem profissionais com diploma do curso de Filosofia, como instituições educacionais que desenvolvem a Filosofia desde os anos iniciais. O profissional também pode desenvolver estudos acadêmicos a das áreas de lógica, filosofa da ciência, ética, estética, filosofa da arte ou da política, entre outros. O Licenciado também tem a opção de trabalhar como professor de ensino superior ou coordenador de filosofia desde que tenha cursos de pós-graduação.
Capacitar o aluno a atuar no exercício do magistério nas escolas de Ensino Fundamental e Médio e ao mesmo tempo, dotá-lo de instrumental teórico-metodológico necessário ao desenvolvimento da pesquisa. Neste sentido, busca-se formar profissionais autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar, realizar e avaliar ações educacionais em várias instâncias e níveis. Ainda, tem como objetivo valorizar a iniciação cientifica e a extensão, promover ações em prol da construção de uma cidadania ativa e crítica. Criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área da docência em filosofia em prol de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea.
INTRODUÇÃO AO CURSO DE FILOSOFIA | 70 |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 70 |
ACE - SUSTENTABILIDADE | 100 |
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 70 |
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO | 70 |
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO | 70 |
SOCIOLOGIA GERAL | 70 |
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 70 |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I | 100 |
DIDÁTICA E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 70 |
CURRÍCULO E APRENDIZAGEM | 70 |
METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA | 70 |
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA E MEDIEVAL | 70 |
ACE - INCLUSÃO | 100 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA I - FILOSOFIA | 70 |
FILOSOFIA POLÍTICA | 70 |
FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOS | 70 |
POVO, CULTURA E RELIGIÃO | 70 |
FILOSOFIA DA ARTE | 70 |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II | 100 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA II - FILOSOFIA | 70 |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 70 |
FILOSOFIA GERAL | 70 |
ÉTICA E MORAL | 70 |
TEORIA DO CONHECIMENTO | 70 |
ACE - CULTURAL | 100 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA III - FILOSOFIA | 70 |
LÓGICA | 70 |
PROJETOS EDUCATIVOS PARA DIREITOS HUMANOS | 70 |
FILOSOFIA BRASILEIRA | 70 |
FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA | 70 |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III | 100 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA IV - FILOSOFIA | 70 |
FILOSOFIA CLÁSSICA ALEMÃ | 70 |
PROCESSOS AVALIATIVOS | 70 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM FILOSOFIA | 70 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FILOSOFIA | 400 |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV | 100 |
AVALIAÇÃO INTEGRADA V - FILOSOFIA | 70 |
ACE - VOLUNTARIADO | 100 |
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES | 100 |
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

