LABORATÓRIOS
O acadêmico terá aulas práticas no Laboratório de Neuroanatomia e no Laboratório de Análise Experimental do Comportamento no primeiro ano do curso.
PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Oferece a possibilidade de participação em vários Projetos de Ensino, de Pesquisa e de Extensão, desde o primeiro ano do curso.
SEMANA DA PSICOLOGIA
Oportunidade de participar anualmente da Semana da Psicologia, promovida pela UniFatecie, com o objetivo de acrescentar conhecimentos específicos da futura profissão
ESTÁGIOS CURRICULARES
Os estágios curriculares iniciam-se no terceiro ano com o Estágio Básico do Núcleo Comum, no quarto ano temos o Estágio Supervisionado na Ênfase Escolhida e no quinto ano Estágios Supervisionados nas três Ênfases oferecidas pelo curso. Além destes estágios, o acadêmico poderá participar de outros estágios extracurriculares durante o curso.
A Clínica Escola de Psicologia da UniFatecie é o local providenciado para alguns dos estágios curriculares com atendimento ao público da Paranavaí e Região.
Além disso, vários convênios da UniFatecie possibilitarão que os acadêmicos realizem seus estágios curriculares em locais que favoreçam sua formação com qualidade.
Por trabalhar diretamente com o ser humano, onde este estiver, ali caberá um profissional da Psicologia, portanto, tem lugar em praticamente todas as instituições sendo organização pública, privada ou sem fins lucrativos.
O Curso de Psicologia da UniFatecie oferece formação profissional, mediante as disciplinas e estágios ofertados para as seguintes ênfases: Psicologia e processos de gestão; Psicologia e Processos Clínicos; Psicologia e Processos Educativos. O psicólogo poderá atuar nas três grandes áreas da Psicologia, a Organizacional, a Clínica e a Escolar.
Em conformidade com a resolução CNE/CES 5/2011, em seu art. 9o, “as competências, básicas, devem se apoiar nas habilidades” que serão desenvolvidas nos estudantes de Psicologia, entre elas:
- levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos;
- ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia;
III. utilizar o método experimental, de observação e outros métodos de investigação científica;
- planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;
- analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais
- descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos
VII. utilizar os recursos da matemática, da estatística e da informática para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia.
A aquisição de competências e o desenvolvimento de habilidades permitirão ao egresso a capacidade de trabalhar em diferentes contextos e desempenhar suas atividades, criando e agregando valores, segundo os princípios da ética e do rigor científico para a promoção, proteção e reabilitação da saúde, em nível individual e coletivo.
A formação sólida e generalista contribuirá para a atuação profissional do psicólogo que cuidará das relações humanas determinadas pelo contexto contemporâneo de uma sociedade globalizada e em constante transformação, para a pesquisa e para o ensino de Psicologia, que assegurará uma consciência crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão, respeitando os princípios éticos e a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos e instituições.
Esta proposta se apresenta consoante as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Psicologia, a qual determina em seu Art. 8°
“As competências reportam-se a desempenhos e atuação requeridas do formado em Psicologia, e devem garantir ao profissional um domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de utilizá-los em diferentes contextos que demandam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais e na promoção da qualidade de vida. “
DISCIPLINA
|
C/H
SEMANAL |
C/H
SEMESTRAL |
C/H
TEÓRICA |
C/H
PRÁTICA |
C/H
EAD |
1º. SEMESTRE | |||||
Bases Biológicas do Comportamento | 4 | 80 | 70 | 10 | |
Filosofia | 2 | 40 | 40 | ||
Processos Psicológicos Básicos | 2 | 40 | 40 | ||
História da Psicologia Ciência e Profissão | 4 | 80 | 80 | ||
Psicologia do Desenvolvimento Infantil | 4 | 80 | 80 | ||
Projeto Integrador - Psicologia Ciência e Profissão | 4 | 80 | 40 | 40 | |
TOTAL | 20 | 400 | 390 | 50 | |
2º. SEMESTRE | |||||
Ciências Sociais | 2 | 40 | 40 | ||
Psicologia e Educação | 4 | 80 | 80 | ||
Psicologia do Desenvolvimento Adolescência, Idade Adulta e Velhice | 4 | 80 | 80 | ||
Análise Experimental do Comportamento | 6 | 120 | 80 | 40 | |
Projeto Integrador - Psicologia do Desenvolvimento | 4 | 80 | 40 | 40 | |
TOTAL | 20 | 400 | 360 | 80 | |
3º. SEMESTRE | |||||
Análise do Comportamento Aplicada | 4 | 80 | 80 | ||
Psicologia e Saúde | 4 | 80 | 80 | ||
Ética em Psicologia | 2 | 40 | 40 | ||
Introdução a Pesquisa Científica em Psicologia | 2 | 40 | 40 | ||
Introdução as Teorias Psicanalíticas | 4 | 80 | 80 | ||
Projeto Integrador - Psicologia no SUS e no SUAS | 4 | 80 | 40 | 40 | |
TOTAL | 20 | 400 | 400 | 40 | |
4º. SEMESTRE | |||||
Psicologia Histórico-Cultural | 4 | 80 | 80 | ||
Organização Social do Trabalho | 4 | 80 | 80 | ||
Fundamentos da Psicologia Fenomenológica e Existencialista | 4 | 80 | 80 | ||
Teorias Psicanalíticas | 4 | 80 | 80 | ||
Projeto Integrador - Psicologia Organizacional | 4 | 80 | 40 | 40 | |
TOTAL | 20 | 400 | 400 | 40 | |
5º. SEMESTRE | |||||
Avaliação Psicológica | 4 | 80 | 60 | 20 | |
Psicopatologia | 4 | 80 | 80 | ||
Saúde Coletiva | 2 | 40 | 40 | ||
Introdução ao Estágio Básico | 2 | 40 | 40 | ||
Psicologia Escolar | 4 | 80 | 80 | ||
Projeto Integrador – Psicologia Escolar | 4 | 80 | 40 | 40 | |
TOTAL | 20 | 400 | 360 | 60 | |
6º. SEMESTRE | |||||
Técnicas de Investigação da Personalidade | 4 | 80 | 40 | 40 | |
Psicologia Organizacional e do Trabalho | 4 | 80 | 80 | ||
Psicologia Social e Comunitária | 4 | 80 | 80 | ||
Psicologia e Processos Grupais | 4 | 80 | 80 | ||
LAV – Formação Sociocultural e Ética | 4 | 80 | 80 | 80 | |
TOTAL | 20 | 400 | 360 | 40 | |
Estágio Básico do Núcleo Comum | 40 horas | ||||
7º. SEMESTRE | |||||
Aconselhamento Psicológico | 4 | 80 | 80 | ||
Psicodiagnóstico | 4 | 80 | 80 | ||
Teorias e Técnicas Psicoterápicas I: Cognitivo-Comportamental | 4 | 80 | 80 | ||
Ênfase A (Psicologia e Processos de Gestão) – Saúde Mental e Trabalho
OU Ênfase B (Psicologia e Processos Clínicos) – Psicoterapia Infantil OU Ênfase C (Psicologia e Processos Educativos) – Dificuldades de Aprendizagem |
4 | 80 | 80 | ||
LAV Disciplinas das Ênfases
Saúde Mental e Trabalho |
4 | 80 | 80 | 80 | |
TOTAL | 20 | 400 | 400 | ||
Estágio Supervisionado Específico na Ênfase Escolhida I | 80 horas | ||||
8º. SEMESTRE | |||||
Psicofarmacologia | 2 | 40 | 40 | ||
Teorias e Técnicas Psicoterápicas II: Comportamental | 2 | 40 | 40 | ||
Teorias e Técnicas Psicoterápicas III: Teorias Psicanalíticas | 4 | 80 | 80 | ||
Teorias e Técnicas Psicoterápicas IV: Gestalt e Existencialismo | 4 | 80 | 80 | ||
Ênfase A (Psicologia e Processos de Gestão) – Orientação Profissional
OU Ênfase B (Psicologia e Processos Clínicos) – Psicoterapia Breve OU Ênfase C (Psicologia e Processos Educativos) – Avaliação Psicoeducacional |
4 | 80 | 80 | ||
LAV Disciplinas das Ênfases
Psicoterapia Infantil ou Temas Atuais em Psicologia Escolar |
4 | 80 | 80 | 80 | |
TOTAL | 20 | 400 | 400 | ||
Estágio Supervisionado Específico na Ênfase Escolhida II | 80 horas | ||||
9º. SEMESTRE | |||||
Optativa I | 4 | 80 | 80 | ||
Optativa II | 2 | 40 | 40 | ||
Seminário Integrado I – TCC | 2 | 40 | 40 | ||
LAV - Psicologia do Esporte | 4 | 80 | 80 | 80 | |
TOTAL | 12 | 240 | 240 | ||
Estágio Supervisionado Específico I – Área clínica I | 80 horas | ||||
Estágio Supervisionado Específico II – Área organizacional I | 80 horas | ||||
Estágio Supervisionado Específico III – Área escolar I | 80 horas | ||||
10º. SEMESTRE | |||||
Optativa III | 2 | 40 | 40 | ||
Seminário Integrado II – TCC | 2 | 40 | 40 | ||
LAV - Psicoterapia On-line | 4 | 80 | 80 | 80 | |
TOTAL | 8 | 160 | 160 | ||
Estágio Supervisionado Específico I – Área clínica II | 80 horas | ||||
Estágio Supervisionado Específico II – Área organizacional II | 80 horas | ||||
Estágio Supervisionado Específico III – Área escolar II | 80 horas |
RESUMO DA CARGA HORÁRIA
Disciplinas do Curso. | 3.200 | 71,5% |
Disciplinas EAD | 400 | 9% |
Estágio Supervisionado | 680 | 15% |
Atividades Complementares | 200 | 4,5% |
Carga Horária Total | 4480 | 100% |
DISCIPLINAS OPTATIVAS | CH |
Psicologia Hospitalar | 40 |
Psicoterapia de Casais e Família | 80 |
Psicologia da Arte | 40 |
Psicologia Jurídica | 40 |
Psicologia e Relações Étnico-Raciais no Brasil | 40 |
Libras | 40 |
Temas Atuais em Psicologia | 80 |
Priorizando a formação ética e transformadora dos acadêmicos e visando contribuições para a comunidade de Paranavaí-PR e Região, o curso de Psicologia da UniFatecie oferta atendimentos psicológicos gratuitos no Serviço-Escola de Psicologia para a população em geral, além de empresas, escolas e instituições. Para ter acesso aos atendimentos, a população precisa se cadastrar pelo telefone (44) 9111-8659 (via ligação ou WhatsApp). Após o cadastro, será realizada triagem e os atendimentos serão iniciados a partir da disponibilidade dos alunos para atender a demanda que seguirá a ordem de cadastrados e a necessidade de formação dos(as) acadêmicos(as). Os cadastros não convocados para atendimento formarão uma lista de espera que será utilizada à medida que novas vagas surgirem. Os alunos atenderão demandas da Psicologia Organizacional, Escolar e Clínica, com o objetivo de garantir a junção de uma atuação fundamentada teoricamente e articulada com a prática, os estágios possibilitarão o aprendizado dos alunos e o auxílio à comunidade. Os atendimentos serão prestados pelos alunos dos últimos anos de graduação devidamente supervisionados por professores qualificados para acompanhar e orientar as demandas.
Qualquer dúvida nos colocamos à disposição pelo telefone: (44) 9111-8659