A Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica visa capacitar profissionais para atuar na área da psicopedagogia, tanto em instituições quanto em consultórios. O curso tem como objetivo proporcionar aos alunos uma formação sólida e atualizada sobre as teorias e práticas da psicopedagogia, bem como, sobre as políticas públicas e legislações pertinentes. Através dos conhecimentos adquiridos no curso, os profissionais poderão desenvolver ações de prevenção e intervenção nas dificuldades de aprendizagem e realizar diagnóstico e intervenção nos distúrbios de aprendizagem.
O mercado de trabalho para profissionais especializados em Psicopedagogia Institucional e Clínica é promissor. Isso ocorre devido ao aumento da conscientização sobre a importância da psicopedagogia e à crescente demanda por profissionais qualificados para atuar nesta área. Os profissionais poderão atuar em diversas instituições de ensino, como escolas públicas e privadas, centros de educação especial, universidades e organizações do terceiro setor. Também podem atuar como consultores educacionais, desenvolvendo projetos e programas de psicopedagogia.
A Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica se destaca por oferecer uma formação abrangente sobre as teorias e práticas da psicopedagogia, bem como, sobre as políticas públicas e legislação pertinentes, permitindo uma visão crítica e atualizada sobre a área. Além disso, o curso é ministrado por professores especialistas na área da psicopedagogia, com experiência em sala de aula e em pesquisa. Isso garante que os alunos recebam uma formação de alto nível, com base nas melhores práticas da área.
Mód. 01 | FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PSICOPEDAGOGIA | 40h | |||||
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 40h | ||||||
Mód. 02 | PSICOMOTRICIDADE: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS | 40h | |||||
PSICOPEDAGOGIA NA FAMÍLIA: ABORDAGEM COMPORTAMENTAL | 40h | ||||||
Mód. 03 | HIPERATIVIDADE | 40h | |||||
ACESSIBILIDADE, METODOLOGIAS ATIVAS E ASSISTIVAS | 40h | ||||||
Mód. 04 | DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E ANÁLISE QUALITATIVA DO DIAGNÓSTICO OPERATÓRIO | 40h | |||||
ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO | 40h | ||||||
Mód. 05 | INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | 40h | |||||
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA | 40h | ||||||
Mód. 06 | ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO | 40h | |||||
ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA | 40h | ||||||
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA | 40h | ||||||
PRÁTICA: AVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA | 80h | ||||||
C/H Total | 600h |
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.
Público-alvo: A pós-graduação é voltada para profissionais com ensino superior de graduação completo, que desejam aperfeiçoar suas habilidades ou adquirir conhecimentos na área.