Especialização em Neuropsicologia Educacional

A Neuropsicologia Educacional é um campo interdisciplinar que une os conhecimentos da neurociência e da psicologia para entender como o cérebro funciona durante o processo de aprendizagem. A Especialização nessa área tem como objetivo principal formar profissionais capazes de aplicar esses conhecimentos na prática pedagógica, promovendo um ensino mais eficaz e individualizado. O curso aborda os fundamentos da neurociência, a estrutura e o funcionamento do cérebro, os processos de aprendizagem e memória, e como diferentes fatores podem influenciar o desenvolvimento cognitivo.

O campo de atuação para profissionais com especialização em Neuropsicologia Educacional demonstra um panorama encorajador e em contínua expansão. A crescente compreensão da relação entre o cérebro e a aprendizagem, aliada à necessidade de personalizar o ensino, tem impulsionado a demanda por esses profissionais. Esses profissionais podem atuar em diversos setores, como:

• Escolas regulares, escolas especiais e clínicas escolares, realizando avaliações neuropsicológicas, oferecendo orientação aos professores e desenvolvendo programas de intervenção.
  • Clínicas, no atendimento individualizado a crianças, adolescentes e adultos com dificuldades de aprendizagem, transtornos do neurodesenvolvimento e outras condições que afetam o aprendizado.
  • Hospitais, realizando avaliações neuropsicológicas em pacientes com lesões cerebrais e outras condições que afetam o cognitivo.

Adicionalmente, os profissionais especializados nesta área, também poderão atuar em Universidades, na docência e pesquisa na área da neuropsicologia educacional. Além disso, poderá ofertar serviços de consultoria para escolas, empresas e instituições que buscam otimizar seus processos de ensino e aprendizagem.

A Especialização em Neuropsicologia Educacional se distingue por seu enfoque na compreensão e aplicação de princípios neuropsicológicos para aprimorar processos de aprendizagem e desenvolvimento educacional, promovendo intervenções que atendem às necessidades individuais dos alunos e contribuindo para um ambiente escolar mais inclusivo e eficaz.

Mód.  01  NEUROPSICOPEDAGOGIA 38h
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 38h