Especialização em Segurança Contra Incêndio e Pânico

Modalidade

Pós Graduação EAD

Habilitação

Especialização

Duração

06 meses

Resolução MEC

A Especialização em Segurança Contra Incêndio e Pânico tem como objetivo capacitar profissionais para atuar nesta área, de forma a contribuir para a proteção da sociedade. A Segurança Contra Incêndio e Pânico é uma área de conhecimento que se dedica à prevenção e combate a incêndios, bem como à evacuação de pessoas em caso de emergência, sendo essencial para proteger a vida e o patrimônio de pessoas e organizações. 

O profissional formado em Segurança Contra Incêndio e Pânico (SCIP) possui um amplo campo de atuação, podendo trabalhar em diversos setores da economia, tanto na iniciativa privada quanto no setor público.  

As principais áreas de atuação são: 

  • Empresas de segurança contra incêndio: responsável pela elaboração e implementação de planos de segurança contra incêndio, inspeções e vistorias, treinamento de brigadistas, manutenção de sistemas de proteção contra incêndio e combate a incêndios. 
  • Indústrias em geral: atuação na prevenção de incêndios, elaboração de planos de segurança contra incêndio, treinamento de brigadistas, inspeções e vistorias, e manutenção de sistemas de proteção contra incêndio. 
  • Comércio e Serviços: atuação na prevenção de incêndios, elaboração de planos de segurança contra incêndio, treinamento de brigadistas, inspeções e vistorias, e manutenção de sistemas de proteção contra incêndio. 
  • Condomínios: responsável pela elaboração e implementação do plano de segurança contra incêndio, treinamento de brigadistas, inspeções e vistorias, e manutenção de sistemas de proteção contra incêndio. 
  • Órgãos Governamentais: atuação na fiscalização de empresas e estabelecimentos quanto à segurança contra incêndio, elaboração de normas e políticas públicas de segurança contra incêndio. 
  • Corpo de Bombeiros: atuação no combate a incêndios, salvamento de vidas e prevenção de incêndios. 
  • Empresas de consultoria e assessoria em segurança contra incêndio: prestação de serviços de consultoria e assessoria para empresas de diferentes portes e setores. 
  • Instituições de ensino superior: atuação como professor em cursos de graduação e pós-graduação em Segurança Contra Incêndio e Pânico. 
  • Centros de pesquisa: desenvolvimento de pesquisas na área de segurança contra incêndio. 
  • ONGs e instituições que atuam na área de segurança contra incêndio: desenvolvimento de projetos e ações de prevenção de incêndios. 

Outras áreas de atuação: 

  • Eventos: responsável pela segurança contra incêndio em eventos como shows, feiras e congressos. 
  • Hospitais e Clínicas: responsável pela segurança contra incêndio em hospitais e clínicas. 
  • Setor de transporte: atuação na segurança contra incêndio em empresas de transporte. 
  • Setor de energia: atuação na segurança contra incêndio em empresas de energia. 

A Especialização em Segurança Contra Incêndio e Pânico é uma excelente opção para quem deseja se tornar um profissional qualificado e capaz de contribuir para a proteção da sociedade. A Segurança Contra Incêndio e Pânico é uma profissão desafiadora e gratificante, que oferece um amplo campo de atuação e boas perspectivas de carreira. O profissional formado nessa área se destaca por possuir um papel fundamental na prevenção de incêndios e na proteção de vidas e do patrimônio. 

 

Mód. 01INTRODUÇÃO À SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO40h
LEGISLAÇÃO20h
Mód. 02GERÊNCIA DE RISCOS40h
PROJETOS CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO40h
Mód. 03PSICOLOGIA APLICADA60h
METODOLOGIA CIENTÍFICA40h
Mód. 04INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E HIDRÁULICAS CONTRA INCÊNDIOS60h
OPTATIVA: GERENCIAMENTO DE CRISE E RISCO, PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL20h
Mód. 05PRIMEIRO SOCORROS20h
INTRODUÇÃO À PERÍCIAS CONTRA INCÊNDIOS40h
Mód. 06SEGURANÇA ESTRUTURAL40h
OPTATIVA: SEGURANÇA NO TRABALHO COM CALDEIRAS E VASOS SOB PRESSÃO20h
C/H Total400h

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Público-alvo: A pós-graduação é voltada para profissionais com ensino superior de graduação completo, que desejam aperfeiçoar suas habilidades ou adquirir conhecimentos na área.

Olá! Como podemos te ajudar?