O licenciado em Química é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos à Educação Química. Sua atribuição central é a docência no Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Profissionalizante, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Química, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, suas atribuições lhe possibilitam elaborar e analisar materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realizar pesquisas em Educação Química, coordenar e supervisionar equipes de trabalho e atuar como pesquisador nas subáreas da Química (Físico-Química, Química Analítica, Química Inorgânica e Química Orgânica), Ensino de Química ou Educação. O licenciado em Química, como profissional da área, também poderá atuar como químico, de acordo com a legislação vigente.
Provas: você realiza prova das disciplinas a cada semestre as quais são realizadas no seu polo de apoio.
O Curso de Licenciatura em Química forma profissionais qualificados e conscientes de sua participação nos processos de transformação da sociedade, capazes de atender às demandas sociais e ao desenvolvimento econômico e científico, com visão crítica, tornando-se atores históricos, capazes de promover a interação entre o saber acadêmico e a sociedade. Com relação às áreas de atuação do docente de Química, cabe comentar que há uma multiplicidade de campos, como, por exemplo, atuar:
- Professor do ensino médio e superior;
- Laboratorista; como pesquisador;
- Criação e organização de eventos científicos;
- Criação de materiais didáticos e ser avaliador de revistas e bancas científicas.
O Curso de Licenciatura em Química tem como objetivo formar um docente com total capacidade de envolver-se em qualquer área de aplicação da Química.
- Formar profissionais íntegros e comprometidos com a transformação da comunidade.
- Capacitar o profissional para uma visão crítica e criativa da educação, interagindo com equipes Inter e Multidisciplinares.
- Atuar, integrando-se com os demais Cursos da UniFatecie, na sociedade através de suas atividades de extensão, de pesquisa e atenção ao indivíduo, família na sua comunidade.
- Atender as necessidades de ensino na graduação, pesquisa e extensão visando garantir a qualidade na formação de recursos humanos de acordo com as políticas institucionais nas áreas de educação vigentes.
- Executar atividades de Química com habilidade, embasado no conhecimento científico.
- Coordenar atividades educacionais, identificando demandas e propondo ações para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem.
- Organizar, implementar e avaliar programas de capacitação do pessoal de Química sob sua responsabilidade.
- Assegurar no seu relacionamento interpessoal, a individualidade e o caráter humano dos alunos, defendendo sua integridade, privacidade e seus direitos.
- Desenvolver e participar da realização de pesquisas no campo da Química.
- Analisar criticamente a realidade da educação e seus determinantes, propondo ações de superação, propiciando condições para o desenvolvimento da criação coletiva.
- Desenvolver um trabalho integrado com a equipe da escola, colaborando para o desenvolvimento da assistência multidisciplinar.
- Articular a docência e a educação como relações inseparáveis no cotidiano de seu trabalho, otimizando recursos sociais e pessoais.
DISCIPLINAS |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
QUÍMICA GERAL |
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL (I), (III) |
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL (IV) |
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO |
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO |
ACE - SUSTENTABILIDADE (IV) |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I |
MÉTODOS QUANTITATIVOS MATEMÁTICOS |
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO |
SOCIOLOGIA GERAL |
DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
FÍSICA: ELETROMAGNETISMO, ÓTICA E TERMODINÂMICA |
CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM |
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR E VETORIAL |
BIOQUÍMICA |
FÍSICA GERAL |
ACE - INCLUSÃO (III) |
PROCESSOS QUÍMICOS I |
QUÍMICA ANALÍTICA |
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II |
PRÁTICA DE ENSINO: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO |
CÁLCULO |
PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS |
QUÍMICA ORGÂNICA |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LICENCIATURA QUÍMICA I (V) |
PROJETOS EDUCATIVOS PARA DIREITOS HUMANOS (III) |
FÍSICA: ESTÁTICA E CINEMÁTICA |
GEOLOGIA E MINERALOGIA |
ACE - CULTURAL (I),(III) |
FÍSICO QUÍMICA |
CÁLCULO NUMÉRICO |
PROCESSOS QUÍMICOS II |
MÉTODOS QUANTITATIVOS ESTATÍSTICOS |
EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III |
"PRÁTICA DE ENSINO: METODOLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO PARA O |
ENSINO DE QUÍMICA" |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM LICENCIATURA QUÍMICA |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LICENCIATURA QUÍMICA II (V) |
PROJETOS EDUCATIVOS PARA DIREITOS HUMANOS |
EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES |
ACE - VOLUNTARIADO (I),(III) |
"FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DE |
JOVENS E ADULTOS" |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO |
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV |
MATERIAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA |
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.
Curso oferecido EXCLUSIVAMENTE no polo de PARANAVAÍ - PR.