Jogos Digitais [EAD]

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Tecnólogo

Duração

2,5 anos

Resolução MEC

O curso forma profissionais para atuarem de forma competente e transformadora no mercado de trabalho de Jogos Digitais. Os alunos são preparados para definir as estratégias em projetos de entretenimento, desenvolver seus personagens e ambientes de interação, desenvolvendo jogos de aventura, de ação, de simulação 2D e 3D, educativos entre outros gêneros, dominando as plataformas e ferramentas usadas neste mercado.

Inúmeras são as oportunidades no mercado de trabalho aos graduados egressos em Jogos Digitais na modalidade EAD da UniFatecie, não havendo dúvida de que, para atuar em qualquer segmento, há que se apreender e aprofundar a consciência da função social que desempenham como elemento transformador da sociedade, da qual jamais poderão apartar-se. Com a implantação do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais na modalidade EAD, pretende-se qualificar e preparar profissionalmente a população local e regional para o exercício da organização do fluxo de contratação de pessoal, gestão do departamento pessoal, treinamento e desenvolvimento, plano de cargos e salários. É nesse contexto que a UniFatecie vem se atualizando para responder as novas demandas do mercado. Dentro dessa perspectiva a Instituição desenvolveu e oferece à comunidade em sua região de abrangência o Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais na modalidade EAD. Por todos os fatores mencionados, os Projetos Pedagógicos dos cursos da UniFatecie, nas modalidades presenciais e a distância, compõem-se de um conjunto de diretrizes e estratégias que expressam e orientam a prática pedagógica na formação de pessoas por meio dos cursos de graduação. Portanto, o objetivo é possibilitar a reflexão crítica sobre a prática pedagógica da Instituição por meio do alcance das propostas de cada curso. Assim, será continuamente repensado e aperfeiçoado, em um ciclo dinâmico de avaliação e mudança, na busca constante da melhoria de qualidade dos serviços oferecidos pela instituição.

Os objetivos do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais foram concebidos e implementados buscando coerência, análise sistêmica e global, observados os aspectos: perfil profissional do egresso, estrutura curricular e contexto educacional. Neste contexto, ao se definir o escopo do referido curso, foram definidos o perfil profissional a ser formado pela UniFatecie e os principais objetivos pautados no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia.

Objetivo Geral: O Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais tem como objetivo a formação profissional e cidadã de dos alunos para atuarem no estudo e análise do mercado, com profunda visão crítica e holística dos ambientes de sistemas, afim de planejar e propor estratégias para as organizações se conectarem com as profundas mudanças sociais e econômicas e sobretudo as necessidades e desejos dos consumidores em consonância com as demandas socioambientais.

Objetivos Específicos: Os objetivos específicos do Curso Superior de Tecnologia de Jogos Digitais foram definidos a partir de áreas de atuação, e, seguem descritos sequencialmente: Utilizar os métodos para criar, projetar, implementar, testar, implantar e manter jogos digitais de gêneros diversos em plataformas computacionais; Gerenciar projetos de jogos digitais; Desenvolver jogos educativos, de aventura, de ação, de simulação 2D e 3D, entre outros; Avaliar ferramentas adequadas para desenvolvimento jogos digitais; Criar roteiros, cenários, personagens; Compor equipes de projetos na área de Jogos Digitais; Aplicar Inteligência Artificial aplicado ano desenvolvimento de Jogos Digitais.

*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

METODOLOGIA DE ENSINO DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DA ÁREA DE ENGENHARIA

Os cursos da área de engenharia ofertados na modalidade semipresencial pela UniFatecie seguem uma abordagem metodológica híbrida, conforme as diretrizes do Decreto nº 12.456/2025 e da Portaria MEC nº 381/2025. A proposta pedagógica articula atividades desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com atividades práticas presenciais e estágios supervisionados obrigatórios, garantindo uma formação sólida, aplicada e compatível com os desafios técnicos e tecnológicos do exercício profissional na área.

A metodologia é centrada na aprendizagem ativa, com ênfase na resolução de problemas, no desenvolvimento de projetos e na aplicação prática dos conhecimentos em contextos reais. O currículo contempla carga horária total destinada a estágios supervisionados presenciais, além de atividades práticas, laboratoriais e extensionistas, promovendo a integração entre teoria, prática, inovação e responsabilidade social.

A estrutura metodológica dos cursos está organizada nos seguintes eixos:

  1. Disciplinas Assíncronas

Parte das disciplinas do curso são ofertadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com conteúdos digitais, videoaulas gravadas, leituras e atividades formativas e avaliativas. O estudante organiza seu ritmo de estudo conforme o calendário acadêmico e conta com acompanhamento de tutores e professores responsáveis que garantem mediação pedagógica qualificada.  Essas atividades compõem a carga horária definida no Projeto Pedagógico do Curso e se articulam com momentos presenciais ou síncronos, em conformidade com o novo marco regulatório da Educação a Distância.

  1. Disciplinas Síncronas

As disciplinas síncronas ocorrem em tempo real por meio de plataforma digital, com encontros virtuais ao vivo entre professores e estudantes. Nesses momentos, são desenvolvidas exposições dialogadas, resolução de problemas, estudos de caso, dinâmicas de grupo e outras práticas interativas que favorecem a participação ativa e a construção coletiva do saber.

Para assegurar a qualidade dessas interações, organizamos cada turma de atividades síncronas mediadas por professor ou mediador pedagógico, conforme estabelece o novo marco regulatório da Educação a Distância, permitindo acompanhamento mais próximo e maior efetividade no processo de aprendizagem.

  1. Estágios Supervisionados Presenciais 

Os estágios supervisionados são componentes curriculares obrigatórios. em empresas, laboratórios ou instituições conveniadas, preferencialmente situadas na região onde o aluno reside. As atividades são iniciadas conforme o planejamento curricular do curso e envolvem o desenvolvimento de competências técnicas, operacionais e gerenciais, sob supervisão de profissionais da área e orientação docente.

  1. Projetos Integradores e Atividades Práticas

Projetos integradores e atividades práticas são desenvolvidos com base em demandas reais e contextualizadas, incentivando o pensamento crítico, a criatividade e a inovação. Essas ações incluem desafios de engenharia, prototipagem, estudos de viabilidade e intervenções tecnológicas, realizadas em laboratórios dos Mega Polos ou em campo, com agendamento conforme calendário acadêmico.

  1. Atividades de Extensão

Em consonância com a Resolução CNE/CES nº 7/2018, atividades curriculares extensionistas (ACEs) são disciplinas que contemplam 10% da carga horária do curso é são destinadas as atividades de extensão, que são realizadas presencialmente em articulação com as comunidades locais. Essas ações envolvem projetos de intervenção, formação continuada, práticas culturais e ações educativas vinculadas às escolas e instituições parceiras, com orientação docente e registro institucional.

  1. Avaliações Presenciais

Cada componente curricular obrigatório prevê avaliações presenciais periódicas, realizadas a cada dez semanas, nos polos de apoio presencial. As avaliações têm por objetivo assegurar a integridade acadêmica, a verificação da aprendizagem e o cumprimento dos requisitos legais do curso. As avaliações estão sendo gradualmente implantadas com abrangência total prevista a partir de abril 2026. As provas serão realizadas trimestralmente.

  1. Implantação e Adequação Gradual

Toda a metodologia de ensino está em processo de adequação gradual até maio de 2027, conforme a regulamentação vigente, incluindo o novo marco da EaD (Decreto nº 12.456/2025), a Portaria MEC nº 381/2025 e a Resolução CNE/CP nº 4/2024. A UniFatecie assegura que todas as atualizações pedagógicas, regulatórias e operacionais sejam comunicadas previamente aos estudantes e aplicadas com responsabilidade acadêmica.

  1. Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória que visa desenvolver a autonomia intelectual, a capacidade investigativa e o pensamento crítico do estudante. Na UniFatecie o TCC é realizado no último ano do curso sob orientação docente. As regras para realização do TCC são dispostas na disciplina do Curso e sua elaboração ocorre ao longo de dois semestres, com acompanhamento sistemático e avaliação que assegura a qualidade acadêmica e compromisso ético.

 

Resumo Simplificado:

Disciplinas Assíncronas e Síncronas

No 1º módulo do curso, os estudantes terão aulas síncronas e atividades realizadas de forma remota. Não haverá prova presencial, pois este é um módulo introdutório de acolhimento, que acontecerá de 15/09/2025 a 02/04/2026.

Todos os módulos contarão com duas disciplinas assíncronas.
Além disso:

  • Nos módulos 01, 05, 09,13 e 17 iniciam-se as disciplinas síncronas anuais, que se estenderão durante todo o ano letivo.
  • Nos módulos 09, 11, 13, 15, 17 e 19 haverá disciplinas síncronas modulares, além das duas assíncronas.

Prova Presencial

As provas presenciais tem previsão de início a partir do 2º módulo de 2026. Deverão ser realizadas nos polos e mega polos.

Estágio Supervisionado

O estágio supervisionado (obrigatório) serão realizados nos dois últimos anos do curso.

Projetos Integradores, Práticas de Ensino e Atividades de Extensão

No 10º módulo, terá início a realização das Atividades Curriculares de Extensão (ACE), juntamente com a primeira prática presencial obrigatória, na disciplina de Projeto Integrador. Essas atividades serão realizadas nos polos e megapolos, com previsão para o 2º módulo de 2028.

As disciplinas de Projeto Integrador (presencial) ocorrerão nos módulos 10, 12, 14, 16, 18 e 20.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

A disciplina de TCC será ofertada a partir do 17º módulo, no 1º módulo de 2030.

 

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