Engenharia Agronômica [Híbrido]

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Bacharelado

Duração

5 anos

Resolução MEC

Unindo a excelência comprovada do ensino presencial à qualidade de nossa educação a distância, os cursos da Área das Engenharias oferecidos pela UniFatecie são ofertados na METODOLOGIA HÍBRIDA, ou seja, parte da carga horária total do curso é no FORMATO PRESENCIAL.
Aqui, os alunos que realizam graduação em nossos cursos dessa área, tem contemplado em sua formação atividades presenciais que compõe as aulas práticas, os estágios e as atividades extensionistas.
Com isso, cerca de 30% da carga horária total são atividades presenciais.

- Encontros presenciais: práticas laboratoriais específicas do seu curso

- Provas: você realiza prova das disciplinas a cada semestre as quais são realizadas no seu polo de apoio.

- Estágios: os estágios são realizados presencialmente em ambientes profissionais conveniados com supervisão. Você pode escolher entre ambientes já conveniados, em diferentes locais do Brasil, ou ainda indicar ambientes profissionais de sua área para convênio.

O campo de atuação e o mercado de trabalho do profissional de Engenharia Agronômica é vasto e o setor encontra-se em expansão. Isso implica em inovações tecnológicas que demandam profissionais extremamente capacitados para a pesquisa em biotecnologia, máquinas rurais, defensivos, extensão rural e ainda tudo isso aliado à preservação ambiental. Portanto, o dever do engenheiro agrônomo é atuar nas diversas etapas da produção agropecuária e respeitar o meio ambiente.

O profissional de Engenharia Agronômica, alicerçado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), pode atuar como autônomo gerindo seu próprio negócio na área urbana ou rural, prestando serviços em organizações públicas ou privadas, na agricultura familiar, em bancos e instituições de crédito e fomento, na execução de perícias, em institutos de pesquisa, universidades e órgãos de extensão rural. O profissional formado no Curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica atua também na área de logística e distribuição de produtos agrícolas, paisagismo e na produção de energia de fontes renováveis (biocombustíveis).

O Curso de Engenharia Agronômica da UniFatecie é formado por um conjunto de disciplinas, princípios e métodos com o objetivo de instruir, conceituar e educar o aluno na construção de um Engenheiro Agrônomo Generalista e, com uma leve ênfase nas principais culturas predominantes do no Brasil.

O objetivo principal do Curso de Engenharia Agronômica da UniFatecie é formar um profissional com capacidade para atuar desde o processo produtivo de alimentos e matérias-primas à gestão do agronegócio, com eficiência social, econômica, técnica e cultural, visando atender às necessidades eminentes da sociedade por segurança alimentar com conservação ambiental, devendo ir além de uma mera capacitação técnica, estando em conformidade com a formação integral plena orientada na realidade agrária Nacional.

INTRODUÇÃO AO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL (I, III)
BASES BIOLÓGICAS
ACE - SUSTENTABILIDADE (IV)
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
ECONOMIA
PROJETO INTEGRADOR I
EXPRESSÃO GRÁFICA E DESENHO UNIVERSAL
MÉTODOS QUANTITATIVOS MATEMÁTICOS
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO
EMPREENDEDORISMO
CÁLCULO
QUÍMICA GERAL
MECÂNICA DOS FLUÍDOS E HIDRÁULICA
MICROBIOLOGIA GERAL E BIOSSEGURANÇA
BIOQUÍMICA
FÍSICA GERAL
ACE - INCLUSÃO (I), (III)
QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA E QUALITATIVA
ECOLOGIA GERAL
SOLOS AGRÍCOLAS
TOPOGRAFIA E GEORREFERENCIAMENTO
BOTÂNICA
PROJETO INTEGRADOR II
IRRIGAÇÃO E DRENAGEM
BROMATOLOGIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
MANEJO, CONSERVAÇÃO DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS
ACE - CULTURAL (I)
AGRICULTURA DE PRECISÃO
ZOOTECNIA GERAL
GENÉTICA E MELHORAMENTO
MÉTODOS QUANTITATIVOS ESTATÍSTICOS
MANEJO DE PLANTAS DANINHAS
PROJETO INTEGRADOR III
FITOPATOLOGIA E FITOSSANIDADE
AGROMETEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
AGROECOLOGIA
ACE - VOLUNTARIADO (III)
AVALIAÇÃO INTEGRADA I - ENGENHARIA AGRONÔMICA
ZOOLOGIA E ENTOMOLOGIA
HORTICULTURA
GRANDES CULTURAS I
MÁQUINAS E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA
AVALIAÇÃO INTEGRADA II - ENGENHARIA AGRONÔMICA
CADEIA PRODUTIVA DA SILVICULTURA E FRUTICULTURA
GESTÃO EMPRESARIAL E MARKETING DO AGRONEGÓCIO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA AGRNÔMICA
GRANDES CULTURAS II
GERENCIAMENTO DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
AVALIAÇÃO INTEGRADA III - ENGENHARIA AGRONÔMICA
PAISAGISMO FLORICULTURA PARQUES E JARDINS
CONSTRUÇÕES RURAIS
LIBRAS
AVALIAÇÕES E PERÍCIAS
TECNOLOGIA DE SEMENTES
AVALIAÇÃO INTEGRADA IV - ENGENHARIA AGRONÔMICA
DESIGN THINKING
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS *A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

Informamos que o curso de ENGENHARIA AGRONÔMICA é disponibilizado exclusivamente na sede da UniFatecie. Para mais detalhes sobre a localização e procedimentos de matrícula, entre em contato com nossa equipe.

 

METODOLOGIA DE ENSINO DOS CURSOS SEMIPRESENCIAIS DA ÁREA DE ENGENHARIA

Os cursos da área de engenharia ofertados na modalidade semipresencial pela UniFatecie seguem uma abordagem metodológica híbrida, conforme as diretrizes do Decreto nº 12.456/2025 e da Portaria MEC nº 381/2025. A proposta pedagógica articula atividades desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com atividades práticas presenciais e estágios supervisionados obrigatórios, garantindo uma formação sólida, aplicada e compatível com os desafios técnicos e tecnológicos do exercício profissional na área.

A metodologia é centrada na aprendizagem ativa, com ênfase na resolução de problemas, no desenvolvimento de projetos e na aplicação prática dos conhecimentos em contextos reais. O currículo contempla carga horária total destinada a estágios supervisionados presenciais, além de atividades práticas, laboratoriais e extensionistas, promovendo a integração entre teoria, prática, inovação e responsabilidade social.

A estrutura metodológica dos cursos está organizada nos seguintes eixos:

  1. Disciplinas Assíncronas

Parte das disciplinas do curso são ofertadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com conteúdos digitais, videoaulas gravadas, leituras e atividades formativas e avaliativas. O estudante organiza seu ritmo de estudo conforme o calendário acadêmico e conta com acompanhamento de tutores e professores responsáveis que garantem mediação pedagógica qualificada.  Essas atividades compõem a carga horária definida no Projeto Pedagógico do Curso e se articulam com momentos presenciais ou síncronos, em conformidade com o novo marco regulatório da Educação a Distância.

  1. Disciplinas Síncronas

As disciplinas síncronas ocorrem em tempo real por meio de plataforma digital, com encontros virtuais ao vivo entre professores e estudantes. Nesses momentos, são desenvolvidas exposições dialogadas, resolução de problemas, estudos de caso, dinâmicas de grupo e outras práticas interativas que favorecem a participação ativa e a construção coletiva do saber.

Para assegurar a qualidade dessas interações, organizamos cada turma de atividades síncronas mediadas por professor ou mediador pedagógico, conforme estabelece o novo marco regulatório da Educação a Distância, permitindo acompanhamento mais próximo e maior efetividade no processo de aprendizagem.

  1. Estágios Supervisionados Presenciais 

Os estágios supervisionados são componentes curriculares obrigatórios. em empresas, laboratórios ou instituições conveniadas, preferencialmente situadas na região onde o aluno reside. As atividades são iniciadas conforme o planejamento curricular do curso e envolvem o desenvolvimento de competências técnicas, operacionais e gerenciais, sob supervisão de profissionais da área e orientação docente.

  1. Projetos Integradores e Atividades Práticas

Projetos integradores e atividades práticas são desenvolvidos com base em demandas reais e contextualizadas, incentivando o pensamento crítico, a criatividade e a inovação. Essas ações incluem desafios de engenharia, prototipagem, estudos de viabilidade e intervenções tecnológicas, realizadas em laboratórios dos Mega Polos ou em campo, com agendamento conforme calendário acadêmico.

  1. Atividades de Extensão

Em consonância com a Resolução CNE/CES nº 7/2018, atividades curriculares extensionistas (ACEs) são disciplinas que contemplam 10% da carga horária do curso é são destinadas as atividades de extensão, que são realizadas presencialmente em articulação com as comunidades locais. Essas ações envolvem projetos de intervenção, formação continuada, práticas culturais e ações educativas vinculadas às escolas e instituições parceiras, com orientação docente e registro institucional.

  1. Avaliações Presenciais

Cada componente curricular obrigatório prevê avaliações presenciais periódicas, realizadas a cada dez semanas, nos polos de apoio presencial. As avaliações têm por objetivo assegurar a integridade acadêmica, a verificação da aprendizagem e o cumprimento dos requisitos legais do curso. As avaliações estão sendo gradualmente implantadas com abrangência total prevista a partir de abril 2026. As provas serão realizadas trimestralmente.

  1. Implantação e Adequação Gradual

Toda a metodologia de ensino está em processo de adequação gradual até maio de 2027, conforme a regulamentação vigente, incluindo o novo marco da EaD (Decreto nº 12.456/2025), a Portaria MEC nº 381/2025 e a Resolução CNE/CP nº 4/2024. A UniFatecie assegura que todas as atualizações pedagógicas, regulatórias e operacionais sejam comunicadas previamente aos estudantes e aplicadas com responsabilidade acadêmica.

  1. Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória que visa desenvolver a autonomia intelectual, a capacidade investigativa e o pensamento crítico do estudante. Na UniFatecie o TCC é realizado no último ano do curso sob orientação docente. As regras para realização do TCC são dispostas na disciplina do Curso e sua elaboração ocorre ao longo de dois semestres, com acompanhamento sistemático e avaliação que assegura a qualidade acadêmica e compromisso ético.

 

Resumo Simplificado:

Disciplinas Assíncronas e Síncronas

No 1º módulo do curso, os estudantes terão aulas síncronas e atividades realizadas de forma remota. Não haverá prova presencial, pois este é um módulo introdutório de acolhimento, que acontecerá de 15/09/2025 a 02/04/2026.

Todos os módulos contarão com duas disciplinas assíncronas.
Além disso:

  • Nos módulos 01, 05, 09,13 e 17 iniciam-se as disciplinas síncronas anuais, que se estenderão durante todo o ano letivo.
  • Nos módulos 09, 11, 13, 15, 17 e 19 haverá disciplinas síncronas modulares, além das duas assíncronas.

Prova Presencial

As provas presenciais tem previsão de início a partir do 2º módulo de 2026. Deverão ser realizadas nos polos e mega polos.

Estágio Supervisionado

O estágio supervisionado (obrigatório) serão realizados nos dois últimos anos do curso.

Projetos Integradores, Práticas de Ensino e Atividades de Extensão

No 10º módulo, terá início a realização das Atividades Curriculares de Extensão (ACE), juntamente com a primeira prática presencial obrigatória, na disciplina de Projeto Integrador. Essas atividades serão realizadas nos polos e megapolos, com previsão para o 2º módulo de 2028.

As disciplinas de Projeto Integrador (presencial) ocorrerão nos módulos 10, 12, 14, 16, 18 e 20.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

A disciplina de TCC será ofertada a partir do 17º módulo, no 1º módulo de 2030.

 

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