Tem como proposta formar profissionais para administrar organizações do setor público com qualificação, ética e responsabilidade, fazendo bom uso dos bens e recursos confiados à sua gestão, e direcionando esforços para o bem coletivo. Sempre buscando gerar soluções empreendedoras e criativas para questões atuais.
O mercado de trabalho para o profissional de Gestão Pública inclui atividades em organizações governamentais e não governamentais, podendo assumir a chefia de um departamento, núcleo ou divisão ou atuar como auditor, analista de processos públicos, planejamento, entre outros.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da UNIFATECIE tem por objetivo a formação de profissionais para o exercício do planejamento, implantação e gerenciamento de programas e projetos de políticas públicas, no âmbito das instituições públicas, nas esferas federal, estadual ou municipal, a partir de sólida fundamentação teórico-metodológica, que lhes permita a capacidade de identificação das oportunidades de mudança e melhorias na gestão, contribuindo para a otimização da capacidade de governo e da prestação de bons serviços à sociedade
INTRODUÇÃO AO CURSO DE GESTÃO PÚBLICA |
FUNDAMENTOS DA GESTÃO PÚBLICA |
ACE - SUSTENTABILIDADE |
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO |
ECONOMIA |
FINANÇAS E ORÇAMENTO PÚBLICO |
POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE |
POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIAIS |
CONTABILIDADE PÚBLICA E ORÇAMENTO |
CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO |
PROJETO INTEGRADOR I |
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO |
EMPREENDEDORISMO |
DIREITO TRIBUTÁRIO |
DIREITOS HUMANOS |
DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO |
GESTÃO DE PESSOAS |
ACE - INCLUSÃO |
AVALIAÇÃO INTEGRADA I - GESTÃO PÚBLICA |
PROJETO INTEGRADOR II |
PLANEJAMENTO URBANO E PLANO DIRETOR |
GESTÃO DE COMPRAS PÚBLICAS |
LICITAÇÕES, CONTRATOS E CONVÊNIOS |
ATIVIDADE COMPLEMENTAR |
C/H TOTAL: 1.900h *A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.


METODOLOGIA DE ENSINO CURSOS DE GRADUAÇÃO EAD
O curso de graduação ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD) adota uma abordagem metodológica híbrida com 10% de sua carga horária presencial. Esta metodologia, flexível e inovadora, é centrada na aprendizagem ativa do estudante. Todas as atividades foram estruturadas em conformidade com a nova legislação vigente (Decreto nº 12.456/2025), e estão em processo de implantação gradual nos próximos dois anos. O Curso de graduação EAD da UniFatecie contempla múltiplas estratégias de ensino-aprendizagem, articuladas entre ambientes virtuais, atividades presenciais e vivências educacionais na localidade do aluno.
A metodologia está organizada nos seguintes eixos:
1. Disciplinas Assíncronas
A maior parte da carga horária são de disciplinas assíncronas as quais são ofertadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com acesso a videoaulas gravadas, conteúdos digitais interativos, atividades formativas e avaliativas. O estudante tem autonomia para organizar seu ritmo de estudo dentro dos prazos definidos no calendário acadêmico, promovendo flexibilidade e protagonismo na construção do conhecimento. As atividades são acompanhadas por tutores e professores responsáveis que asseguram o suporte pedagógico e a mediação didática. Essas atividades compõem a carga horária definida no Projeto Pedagógico do Curso e se articulam com momentos presenciais ou síncronos, em conformidade com o novo marco regulatório da Educação a Distância.
2. Disciplinas Síncronas
As disciplinas com 100% de carga horária síncrona ocorrem em tempo real por meio de plataforma digital, com encontros virtuais ao vivo entre professores e estudantes. Nesses momentos, são desenvolvidas exposições dialogadas, resolução de problemas, estudos de caso, dinâmicas de grupo e outras práticas interativas que favorecem a participação ativa e a construção coletiva do saber.
Para assegurar a qualidade dessas interações, organizamos cada turma de atividades síncronas mediadas por professor ou mediador pedagógico, conforme estabelece o novo marco regulatório da Educação a Distância, permitindo acompanhamento mais próximo e maior efetividade no processo de aprendizagem.
3. Projetos Integradores
Os Projetos Integradores são disciplinas realizadas de forma síncrona e buscam promover a articulação entre teoria e prática a partir da realidade do aluno. Cada projeto é vinculado a uma temática interdisciplinar e exige a execução de atividades de campo na cidade, bairro, comunidade ou ambiente de trabalho do estudante. Estas ações são planejadas com base em problemas reais e são documentadas por meio de relatórios, registros audiovisuais e reflexões críticas.
4. Atividades de Extensão
Em consonância com a Resolução CNE/CES nº 7/2018 e com o novo marco do EaD, o curso dedica 10% de sua carga horária total às atividades de extensão. Essas ações são realizadas presencialmente pelo estudante junto à comunidade local em que reside, promovendo a troca de saberes e a responsabilidade social. As atividades contam com orientação de professores e envolvem projetos de intervenção, oficinas, campanhas educativas, entre outros, sendo registradas em relatórios e avaliados institucionalmente.
5. Avaliações Presenciais
Cada componente curricular obrigatório possui avaliação presencial ao final de seu ciclo a cada dez semanas. As provas são aplicadas em polos de apoio presencial previamente definidos pelo aluno, assegurando a integridade e a validade dos processos avaliativos, conforme exigido pela nova regulamentação. O cronograma de avaliações é divulgado com antecedência e os alunos recebem orientações para seu comparecimento. As avaliações estão sendo gradualmente implantadas com abrangência total prevista a partir de abril 2026. As provas serão realizadas trimestralmente.
6. Implantação Gradual
Toda a estrutura metodológica está sendo implantada em consonância com as diretrizes do Decreto nº 12.456/2025 e da Portaria MEC nº 381/2025. O processo de implantação será realizado gradualmente até maio de 2027, sendo que todas as atualizações são informadas previamente aos estudantes.
Resumo Simplificado:
Disciplinas Assíncronas e Síncronas
No 1º módulo do curso, os estudantes terão aulas síncronas e atividades realizadas de forma remota. Não haverá prova presencial, pois este é um módulo introdutório de acolhimento, que acontecerá de 15/09/2025 a 02/04/2026.
Todos os módulos contarão com duas disciplinas assíncronas. Além disso:
· Nos módulos 01 e 05 iniciam-se as disciplinas síncronas anuais, que se estenderão durante todo o ano letivo.
· No módulo 05 haverá disciplina síncrona modular, além das duas assíncronas.
Prova Presencial
A partir do módulo 2-2026 as provas serão realizadas presencialmente nos polos e mega polos.
Estágio Supervisionado
Não se aplica.
Atividades de Extensão
Serão realizadas nos módulos 06 e 08 respectivamente nas disciplinas de ACE Sustentabilidade e ACE Inclusão.
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Não se aplica.