Gestão Pública

Modalidade

Graduação EAD

Habilitação

Tecnólogo

Duração

2 anos

Resolução MEC

Tem como proposta formar profissionais para administrar organizações do setor público com qualificação, ética e responsabilidade, fazendo bom uso dos bens e recursos confiados à sua gestão, e direcionando esforços para o bem coletivo. Sempre buscando gerar soluções empreendedoras e criativas para questões atuais.

O mercado de trabalho para o profissional de Gestão Pública inclui atividades em organizações governamentais e não governamentais, podendo assumir a chefia de um departamento, núcleo ou divisão ou atuar como auditor, analista de processos públicos, planejamento, entre outros.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da UNIFATECIE tem por objetivo a formação de profissionais para o exercício do planejamento, implantação e gerenciamento de programas e projetos de políticas públicas, no âmbito das instituições públicas, nas esferas federal, estadual ou municipal, a partir de sólida fundamentação teórico-metodológica, que lhes permita a capacidade de identificação das oportunidades de mudança e melhorias na gestão, contribuindo para a otimização da capacidade de governo e da prestação de bons serviços à sociedade

INTRODUÇÃO AO CURSO DE GESTÃO PÚBLICA
FUNDAMENTOS DA GESTÃO PÚBLICA
ACE - SUSTENTABILIDADE
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
ECONOMIA
FINANÇAS E ORÇAMENTO PÚBLICO
POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE
POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIAIS
CONTABILIDADE PÚBLICA E ORÇAMENTO
CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
PROJETO INTEGRADOR I
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
EMPREENDEDORISMO
DIREITO TRIBUTÁRIO
DIREITOS HUMANOS
DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO
GESTÃO DE PESSOAS
ACE - INCLUSÃO
AVALIAÇÃO INTEGRADA I - GESTÃO PÚBLICA
PROJETO INTEGRADOR II
PLANEJAMENTO URBANO E PLANO DIRETOR
GESTÃO DE COMPRAS PÚBLICAS
LICITAÇÕES, CONTRATOS E CONVÊNIOS
ATIVIDADE COMPLEMENTAR

C/H TOTAL: 1.900h *A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.

METODOLOGIA DE ENSINO CURSOS DE GRADUAÇÃO EAD

O curso de graduação ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD) adota uma abordagem metodológica híbrida com 10% de sua carga horária presencial. Esta metodologia, flexível e inovadora, é centrada na aprendizagem ativa do estudante. Todas as atividades foram estruturadas em conformidade com a nova legislação vigente (Decreto nº 12.456/2025), e estão em processo de implantação gradual nos próximos dois anos. O Curso de graduação EAD da UniFatecie contempla múltiplas estratégias de ensino-aprendizagem, articuladas entre ambientes virtuais, atividades presenciais e vivências educacionais na localidade do aluno.

A metodologia está organizada nos seguintes eixos:

1. Disciplinas Assíncronas

A maior parte da carga horária são de disciplinas assíncronas as quais são ofertadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com acesso a videoaulas gravadas, conteúdos digitais interativos, atividades formativas e avaliativas. O estudante tem autonomia para organizar seu ritmo de estudo dentro dos prazos definidos no calendário acadêmico, promovendo flexibilidade e protagonismo na construção do conhecimento. As atividades são acompanhadas por tutores e professores responsáveis que asseguram o suporte pedagógico e a mediação didática. Essas atividades compõem a carga horária definida no Projeto Pedagógico do Curso e se articulam com momentos presenciais ou síncronos, em conformidade com o novo marco regulatório da Educação a Distância.

2. Disciplinas Síncronas

As disciplinas com 100% de carga horária síncrona ocorrem em tempo real por meio de plataforma digital, com encontros virtuais ao vivo entre professores e estudantes. Nesses momentos, são desenvolvidas exposições dialogadas, resolução de problemas, estudos de caso, dinâmicas de grupo e outras práticas interativas que favorecem a participação ativa e a construção coletiva do saber.

Para assegurar a qualidade dessas interações, organizamos cada turma de atividades síncronas mediadas por professor ou mediador pedagógico, conforme estabelece o novo marco regulatório da Educação a Distância, permitindo acompanhamento mais próximo e maior efetividade no processo de aprendizagem.

3. Projetos Integradores

Os Projetos Integradores são disciplinas realizadas de forma síncrona e buscam promover a articulação entre teoria e prática a partir da realidade do aluno. Cada projeto é vinculado a uma temática interdisciplinar e exige a execução de atividades de campo na cidade, bairro, comunidade ou ambiente de trabalho do estudante. Estas ações são planejadas com base em problemas reais e são documentadas por meio de relatórios, registros audiovisuais e reflexões críticas.

4. Atividades de Extensão

Em consonância com a Resolução CNE/CES nº 7/2018 e com o novo marco do EaD, o curso dedica 10% de sua carga horária total às atividades de extensão. Essas ações são realizadas presencialmente pelo estudante junto à comunidade local em que reside, promovendo a troca de saberes e a responsabilidade social. As atividades contam com orientação de professores e envolvem projetos de intervenção, oficinas, campanhas educativas, entre outros, sendo registradas em relatórios e avaliados institucionalmente.

5. Avaliações Presenciais

Cada componente curricular obrigatório possui avaliação presencial ao final de seu ciclo a cada dez semanas. As provas são aplicadas em polos de apoio presencial previamente definidos pelo aluno, assegurando a integridade e a validade dos processos avaliativos, conforme exigido pela nova regulamentação. O cronograma de avaliações é divulgado com antecedência e os alunos recebem orientações para seu comparecimento. As avaliações estão sendo gradualmente implantadas com abrangência total prevista a partir de abril 2026. As provas serão realizadas trimestralmente.

6. Implantação Gradual

Toda a estrutura metodológica está sendo implantada em consonância com as diretrizes do Decreto nº 12.456/2025 e da Portaria MEC nº 381/2025. O processo de implantação será realizado gradualmente até maio de 2027, sendo que todas as atualizações são informadas previamente aos estudantes.

 

Resumo Simplificado:

Disciplinas Assíncronas e Síncronas

No 1º módulo do curso, os estudantes terão aulas síncronas e atividades realizadas de forma remota. Não haverá prova presencial, pois este é um módulo introdutório de acolhimento, que acontecerá de 15/09/2025 a 02/04/2026.

Todos os módulos contarão com duas disciplinas assíncronas. Além disso:

· Nos módulos 01 e 05 iniciam-se as disciplinas síncronas anuais, que se estenderão durante todo o ano letivo.

· No módulo 05 haverá disciplina síncrona modular, além das duas assíncronas.

Prova Presencial

A partir do módulo 2-2026 as provas serão realizadas presencialmente nos polos e mega polos.

Estágio Supervisionado

Não se aplica.

Atividades de Extensão

Serão realizadas nos módulos 06 e 08 respectivamente nas disciplinas de ACE Sustentabilidade e ACE Inclusão.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Não se aplica.

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