O curso Semipresencial oferece formação teórica e prática alinhada ao mercado, unindo flexibilidade do EAD à interação presencial. As disciplinas são realizadas no ambiente virtual de aprendizagem, com aulas gravadas, materiais de apoio e encontros ao vivo para debates e aprofundamento. Há aulas práticas em laboratórios no megapolo e ambientes profissionais, além de encontros presenciais previamente agendados para atividades vinculadas à profissão.
A metodologia utiliza estratégias ativas, integrando momentos online e presenciais, com tutoria e acompanhamento individual. Os cursos contemplam um calendário modular onde organiza aulas, práticas e avaliações, e um sistema de agendamento garante planejamento das atividades presenciais, como provas e aulas práticas. Professores qualificados e tutores especializados oferecem suporte acadêmico e técnico contínuo, assegurando qualidade e credibilidade ao processo formativo.
As Competências, Atitudes e Habilidades, que fazem parte das ações do psicopedagogo, expressam a importância em avaliar o potencial educativo do aluno nas áreas das habilidades e potencialidades relacionadas aos aspectos cognitivos e afetivos, emocionais e corporais. O campo de atuação é vasto, a Psicopedagogia se encontra presente praticamente em todas as áreas da atividade humana, tendo um destaque maior, devido a sua tradição, a Psicopedagogia na clínica, na escola, nas empresas, no hospital e nas instituições educativas de um modo geral. Em relação a sua terapêutica, a Psicopedagogia deve identificar analisar, planejar, intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento.
O curso de bacharelado em psicopedagogia tem como objetivo proporcionar uma formação abrangente e aprofundada em psicopedagogia, preparando profissionais para atuarem em diversos campos relacionados à aprendizagem e desenvolvimento humano. Os graduados desse curso buscam compreender a complexidade dos processos de ensino-aprendizagem, combinando conhecimentos da psicologia, pedagogia e neurociência. Ao longo da formação, os estudantes desenvolvem habilidades de diagnóstico, intervenção e orientação, visando identificar e solucionar dificuldades de aprendizagem e promover práticas educacionais mais eficazes. Além disso, o curso de bacharelado em psicopedagogia busca capacitar profissionais para atuarem em contextos clínicos, institucionais e empresariais, contribuindo para a promoção do desenvolvimento integral de indivíduos em diferentes fases da vida.
| INTRODUÇÃO AO CURSO DE PSICOPEDAGOGIA |
| FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E SUSTENTÁVEL |
| PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
| DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DOCENTE |
| FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO |
| ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO: AVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO |
| POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
| DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
| POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE |
| HISTÓRIA DA INFÂNCIA E MULTICULTURALISMO |
| DIREITO EDUCACIONAL |
| FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PSICOPEDAGOGIA |
| AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO |
| ACE - EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL - PSICOPEDAGOGIA |
| PRÁTICA INTEGRADORA - AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA INICIAL |
| ANÁLISE DE COMPORTAMENTO APLICADA (ABA) PARA TEA |
| NEUROFISIOLOGIA DA APRENDIZAGEM E MULTIPLAS INTELIGÊNCIAS |
| METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO |
| EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA |
| ACE - EDUCAÇÃO INCLUSIVA - PSICOPEDAGOGIA |
| PRÁTICA INTEGRADORA - DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO APLICADO |
| PSICOMETRIA EM PSICOPEDAGOGIA |
| PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA |
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOPEDAGOGIA I |
| LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO DIGITAL E ENSINO HÍBRIDO |
| ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO |
| DESENVOLVIMENTO DO COMPORTAMENTO MOTOR |
| PSICOPEDAGOGIA APLICADA À ESCOLA, À CLÍNICA E À COMUNIDADE |
| ACE - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EDUCACIONAL - PSICOPEDAGOGIA |
| PRÁTICA INTEGRADORA - INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA |
| ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA |
| TÉCNICAS PROJETIVAS E ENTREVISTAS PSICOPEDAGÓGICAS |
| LABORATÓRIO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CONTEXTO ESCOLAR |
| PSICOFARMACOLOGIA |
| LUDICIDADE NOS PROCESSOS PSICOPEDAGÓGICOS |
| ACE - CIDADANIA E DIVERSIDADE - PSICOPEDAGOGIA |
| PRÁTICA INTEGRADORA - MEDIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA E RELAÇÕES ESCOLARES |
| TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
| LÚDICO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
| LABORATÓRIO DE LIBRAS: COMUNICAÇÃO INCLUSIVA |
| TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - PSICOPEDAGOGIA |
| PSICOPEDAGOGIA, INOVAÇÃO E NOVOS CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM |
| DIFICULDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA |
| PSICOPEDAGOGIA NA FAMÍLIA: ABORDAGEM COMPORTAMENTAL |
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOPEDAGOGIA II |
| ACE - CULTURA E DIVERSIDADE - PSICOPEDAGOGIA |
| PRÁTICA INTEGRADORA - ÉTICA, RESPONSABILIDADE E LEGISLAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA |
| EDUCAÇÃO ESPECIAL: ASPECTOS LEGAIS/ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO |
| NEUROPSICOPEDAGOGIA |
| LABORATÓRIO DE RETÓRICA, ORATÓRIA E COMUNICAÇÃO EFICAZ |
| ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO |
| INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA |
| PRÁTICA INTEGRADORA - PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO CORPORATIVA |
| ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO |
| NEUROBIOLOGIA DO AUTISMO |
| ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES |
| ACE - VOLUNTARIADO - PSICOPEDAGOGIA |
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.